Rodrigo Vieira   |   08/01/2021 15:25

Inglaterra exige teste negativo de covid-19 para entrar no país

Medida vem como nova resposta ao aumento de casos no país


Divulgação Heathrow
Heathrow é o aeroporto mais importante do Reino Unido
Heathrow é o aeroporto mais importante do Reino Unido

Para entrar na Inglaterra a partir da próxima semana, todas as pessoas, incluindo cidadãos britânicos, devem apresentar teste negativo de covid-19. O anúncio foi feito hoje. O secretário geral de Transportes do país, Grant Shapps, afirmou hoje que, seja via aérea, terrestre ou marítima, a entrada deve ser acompanhada da prova, realizada em até 72 horas antes do início da viagem. Caso contrário o visitante ou residente é multado em 500 libras esterlinas (533 euros).

Crianças menores de 11 anos e tripulantes de países que não possuam infraestrutura para realizar testes são isentos do pagamento. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte estão em vias de aplicar a mesma medida, ao passo em que o governo inglês pede estes esforços em todo Reino Unido.

"Já aplicamos medidas significativas para prevenir casos de covid-19 vindos de fora, mas com esta nova variação do vírus no exterior, estamos tomando precauções ainda maiores", afirma Grand Shapps. "Juntamente com a medida já existente de isolamento de viajantes chegados de países de alto risco, a apresentação do teste na chegada vai nos dar uma proteção extra na defesa contra o vírus, conforme esperamos que a campanha de vacinação alcance mais gente no país", conclui o secretário.

O Reino Unido decretou um novo lockdown nesta semana, o qual o primeiro-ministro Boris Johnson avalia como um último esforço pré-vacinação em massa.

Tópicos relacionados