Artur Luiz Andrade   |   25/01/2021 17:31   |   Atualizada em 25/01/2021 17:39

Portal da Anac migra para plataforma gov.br e ganha novo visual

Objetivo é fornecer um serviço mais ágil e ter todos os órgãos do governo em um mega portal

A partir de hoje, 25 de janeiro, o Portal da Anac está de cara nova. A mudança faz parte da adesão à plataforma gov.br e atende à previsão do Decreto nº 9756, de 11 de abril de 2019, que busca unificar os canais digitais dos órgãos da Administração Pública Federal.

Antes da migração, a agência buscou reformular o conteúdo a fim de proporcionar a melhor experiência possível para o usuário na nova plataforma. Foram realizadas a revisão de conteúdo, a reformulação do mapa do site, a padronização e a adequação do texto para tornar o Portal da Anac ainda mais intuitivo.

Segundo a agência, o conteúdo foi revisado para promover uma maior acessibilidade com sinalização mais clara da presença de links, revisão da linguagem e a padronização de termos. As referências e os critérios para as mudanças vieram das pesquisas de satisfação já realizadas na plataforma antiga e das principais sugestões recebidas pela Ouvidoria da Anac.

O novo link de acesso do portal da Anac é www.gov.br/anac.

A interface do gov.br já foi adotada por diversos órgãos do Governo Federal, incluindo o Ministério do Turismo, e buscou um visual limpo e uma navegação intuitiva, ampliando a usabilidade do portal da Anac. A página inicial possui grande foco em notícias, mantém banners rotativos e assuntos de destaque. Além disso, o site passa a ser responsivo, ou seja, ele vai se adaptar a qualquer tipo de dispositivo (celular, tablet) sem distorções.

MENU
O novo portaltem por padrão o menu com lista expansível. Ele fica localizado na parte superior, à esquerda de “Agência Nacional de Aviação Civil” e vai se expandindo à medida que o usuário vai selecionando o assunto de seu interesse. O mapa do site segue disponibilizado ao final da página inicial e possui todos os itens de menu.

O novo portal irá manter as notícias como principais destaques, incluindo os banners rotativos. A nova plataforma disponibiliza diversos componentes para divulgação de notícias, o que possibilitará um layout dinâmico.

SISTEMAS E SERVIÇOS
O novo Portal da Anac possui uma página que abriga os diversos sistemas da agência com uma descrição e direcionamento rápido para os sistemas mais buscados e acessados pelos usuários do site. Vale destacar que os serviços da Anac também foram migrados para o Portal de Serviços do gov.br e na página da agência estarão divididos por público, de modo a simplificar a busca do usuário.

Ao longo de 2021, a Anac promete que "continuará a extensa revisão e melhoria do conteúdo de forma a adequar a linguagem ao ambiente digital".

Tópicos relacionados