Movida

Beatriz Contelli   |   09/03/2021 13:13   |   Atualizada em 09/03/2021 13:52

Bares e restaurantes não devem ser fechados, afirma presidente da FBHA

Para Alexandre Sampaio, os empreendimentos foram os primeiros a adotar medidas de segurança

Apesar da maioria das cidades brasileiras enfrentarem uma nova onda de restrições geradas pelo aumento do índice de contaminações e óbitos ocasionados pela pandemia de covid-19, algumas regiões passam por ações contrárias ao que é previsto nos decretos locais.
Carla Lencastre
A FBHA informou que a situação de bares e restaurantes tem se agravado significativamente
A FBHA informou que a situação de bares e restaurantes tem se agravado significativamente
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, informou que o governo do estado foi contrário à definição municipal. De acordo com o ato normativo, os serviços de alimentação poderiam funcionar de 11h às 21h, todos os dias da semana, contudo, a determinação não foi seguida.

Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), responsável pela coordenação sindical nacional de todos os hotéis, restaurantes, bares e similares estabelecidos no Brasil e filiados à entidade, a situação tem se agravado significativamente.

Na última semana, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, se posicionou contra o fechamento dos empreendimentos voltados à alimentação. De acordo com o empresário, caso o lockdown e o horário restritivo de circulação de pessoas não sejam alterados nacionalmente, o segmento enfrentará dificuldades em manter as suas atividades.

“O fechamento desses estabelecimentos tem sido uma violência contra o setor. Apesar da taxa de contaminação ser alarmante e crescente, os restaurantes e bares foram os primeiros empreendimentos a adotar medidas rígidas para voltarem a funcionar, de forma segura, durante a pandemia. Esses espaços prezam pela saúde dos seus clientes e funcionários e, portanto, não é justo que sejam culpabilizados pela situação que estamos enfrentando”, aponta.

Segundo Sampaio, outras cidades passam pela mesma situação enfrentada no Rio Grande do Norte. "Não é um problema que ocorre em um local específico. A federação recebe casos (dos sindicatos filiados à entidade), parecidos com o que Chalita mencionou, em diversas regiões. É inaceitável essa conduta, visto que, conforme as competências definidas constitucionalmente e recente decisão do STF, os governadores não podem intervir na edição de decretos municipais", destaca.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias