Rodrigo Vieira   |   20/05/2021 08:07

Restrição da Anac argentina faz EUA limitarem Aerolíneas

País se queixa de decisões unilaterais da Anac da Argentina de restringir o tráfego aéreo


Divulgação
Aerolíneas Argentinas é a principal companhia aérea do país vizinho
Aerolíneas Argentinas é a principal companhia aérea do país vizinho
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos emitiu uma ordem de restrição das operações da Aerolíneas Argentinas. Segundo o órgão, isso se deve às decisões adotadas pela Anac argentina de restringir o tráfego aéreo entre os dois países, o que representaria, segundo o órgão, uma "disparidade aos direitos de operação dos transportadores dos Estados Unidos com relação ao Acordo de Transporte Aéreo que os dois países mantêm".

Como consequência destes fatos, o departamento exige que a Aerolíneas Argentinas apresente, antes do dia 24 de maio, os detalhes de seus próximos voos programados envolvendo os Estados Unidos, incluindo os que possam acontecer com código compartilhado.

Para o departamento, a Anac, com a medida, denegou a oportunidade justa e igualitária de exercer esses direitos. "Desde fevereiro de 2021, os operadores dos transportes aéreos dos Estados Unidos e Argentina foram sujeitos a reduções forçadas por parte da Anac em relação aos horários de passageiros entre 33% e 66% em comparação com janeiro de 2021, o último mês antes das restrições começarem", aponta comunicado do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. "Em certos casos, as transportadoras estadunidenses se viram obrigadas a cancelar voos por completo, porque a Anac ofereceu slots de chegada que não eram viáveis operacionalmente ou comercialmente", completa o texto.

Com informações do Ladevi, parceiro da PANROTAS na Argentina.

Tópicos relacionados