Filip Calixto   |   04/05/2021 11:24 Atualizada em 04/05/2021 11:25

Setur-SP se reúne com instituições de ensino para avaliar formação

A secretaria de Turismo paulista está reunindo universidades e empresas que lidam com a formação do setor


PANROTAS / Emerson Souza
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do estado de SP
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do estado de SP
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo organizou um ciclo de reuniões com professores e coordenadores de cursos de Turismo (técnicos, tecnólogos, graduação e pós-graduação), representantes do setor produtivo e governos, buscando aproximar a formação profissional do estudante de Turismo das demandas do mercado de trabalho.

A primeira rodada de encontros mobilizou 18 professores, coordenadores e representantes de instituições como USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Instituto Federal São Paulo, Centro Paula Souza, Senac, Universidade Anhembi Morumbi e ABBTUR (Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo) em discussões para identificar o futuro do profissional - sobretudo em épocas adversas para o setor, como a pandemia.

A próxima etapa é ouvir representantes de empresas responsáveis pela contratação desses profissionais. Agências e operadoras de viagens, companhias aéreas, hotéis, entre outros, seriam ouvidos em reuniões que pretendem promover debates entre setor produtivo e acadêmico, identificando as mudanças do mercado.

A iniciativa faz parte do programa Politurismo, da Secretaria de Turismo, desenvolvido sobre os pilares da educação, inteligência, negócios e inovação para a qualificação e formação de novas lideranças e talentos que compõem a cadeia produtiva do Turismo no Estado. As reuniões são conduzidas pela Fundação Instituto de Administração da USP, contratada para desenvolvimento de ações em conjunto com a Secretaria.

“A ideia é atender as exigências do mercado, atualizando e melhorando os cursos de formação à partir dessas demandas. Se o profissional de Turismo precisa desenvolver certas habilidades ao ingressar no mercado de trabalho, por que não começar a trabalhá-las ainda nas instituições de ensino? Novos cenários exigem novas habilidades e nosso objetivo é que os estudantes já saiam com esse conhecimento”, comenta o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

Tópicos relacionados