Filip Calixto   |   21/07/2021 14:29

Autorização de viagem para menores de idade será feita via internet

O processo de autorização para viagem de menores de idade agora será feito via internet

A autorização para que menores de 16 anos possam viajar sozinhos no País vai mudar. O Colégio Notarial do Brasil anunciou que, a partir de 2 de agosto, os documentos para a autorização poderão ser feitos e preenchidos via internet, inicialmente para voos nacionais.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A mudança valerá a partir do início de agosto
A mudança valerá a partir do início de agosto
No novo formato, os pais terão que fazer uma vídeoconferência com o cartório, que vai reconhecer a firma (assinatura) exigida na autorização. Antes, era necessário fazer o procedimento presencialmente.

Ainda conforme informa o Colégio Notarial, após o reconhecimento de firma, o cartório vai gerar um QR Code que atesta que os pais autorizaram o menor a viajar. Esse QR Code pode ser apresentado em uma impressão ou mesmo na tela do celular.

Em ocasiões de viagem, o menor de idade deverá apresentar o código no guichê da companhia aérea. Hoje, a autorização é um documento em papel.

A nova autorização vai ser adotada em fases. No dia 2 de agosto, apenas os voos domésticos vão adotar esse modelo. A expansão para voos internacionais, viagens rodoviárias e hidroviárias está prevista, mas ainda não tem data definida.

Tópicos relacionados