Victor Fernandes   |   23/05/2022 10:52   |   Atualizada em 23/05/2022 11:04

WTTC pede solução digital internacional para facilitar viagens

O WTTC sugeriu um Portal de Viagem Digital comum entre os governos para permitir viagens seguras

Divulgação/WTTC Global Summit
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC
O World Travel & Tourism Council (WTTC) publicou um novo relatório sobre as melhores práticas e apoio aos governos para a introdução de um 'Portal de Viagem Digital' comum, para permitir viagens seguras e sem estresse, o que reduziria atrasos nos aeroportos.

O WTTC está pedindo alinhamento para construir resiliência e garantir que haja um sistema global claro focado no estado de saúde de um indivíduo que não paralisa as viagens internacionais, o que durante a pandemia causou sérios danos econômicos.

'Implementing a Digital Travel Portal', criado pelo WTTC e The Commons Project Foundation, destina-se a governos e baseia-se no relatório 'Digital Solutions for Reviving International Travel', lançado anteriormente, publicado em 21 de dezembro.

O relatório fornece um plano aos governos sobre como implementar um Portal de viagens digital não apenas durante a covid, mas durante quaisquer futuras crises de saúde que ameacem as economias e viagens e Turismo globais, garantindo que os exames de saúde sejam baseados no indivíduo, antes de viajar, para alcançar uma viagem perfeita.

O portal permitiria que os viajantes compartilhassem eletronicamente, por exemplo, seu status digital de vacinação contra a covid ou qualquer outra documentação necessária, antes de iniciar sua jornada. Uma vez reservado, o viajante simplesmente acessava o portal on-line gerenciado pelo destino, onde sua documentação seria carregada, verificando em segundos seu status. Os dados também podem ser combinados com outros requisitos padrão de segurança e vistos.

O relatório anterior forneceu oito recomendações e abordou o desafio global representado por políticas e processos em constante mudança, que não são apenas complexos e insustentáveis, mas também dificultam ainda mais a recuperação de um setor já em dificuldades.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, afirma: “Nos últimos dois anos, os governos chegaram a suas próprias soluções para interromper a pandemia restringindo as viagens, mas o resultado foi o caos. Caos para o viajante confuso e caos para as economias com a perda de 62 milhões de empregos em todo o mundo em 2020."

“Hoje publicamos um relatório que fornece orientações sobre como criar uma única solução de viagem digital que os governos podem adotar e aderir em nível internacional. Se alguma vez enfrentarmos outra pandemia, devemos fazer um trabalho melhor. As pessoas devem poder viajar com base em seu estado de saúde individual, usando uma plataforma digital governamental única antes de iniciar sua jornada. Governos falam sobre resiliência pós-covid. Ao investir neste sistema agora, os governos e suas economias estarão mais protegidos contra futuras pandemias”, completou Julia.

O relatório oferece 12 recomendações como princípios gerais de boas práticas a serem aplicados a todo o Portal de viagens digitais: privacidade desde o design e padrão, conformidade com as leis de proteção de dados e privacidade, capacidade de idioma, comunicação 24 horas por dia, sete dias por semana e caminho legal em caso de disputas, entre outros .

O relatório também traz cinco recomendações relacionadas a características e funcionalidades específicas consideradas críticas para um portal eficaz, proporcionando segurança sanitária e uma experiência eficiente, como questionário ao viajante, integração governamental, entre outros.

Para os países que ainda exigem verificações do status covid dos viajantes, este relatório (junto com o relatório de dezembro) fornece conselhos de práticas recomendadas para coletar e analisar informações sobre o status de saúde do viajante antes da viagem e conectar digitalmente a saída com as operadoras de viagens, reduzindo a ansiedade e a sobrecarga do viajante nos aeroportos.

Para os países que removeram as verificações de status do covid, este relatório também fornece uma ferramenta de resiliência e preparação para a próxima pandemia ou outro grande incidente, com conselhos de práticas recomendadas sobre como coletar e processar com eficiência informações digitais de viajantes de saúde antes de sua viagem.

Por fim, os portais de viagens digitais também podem ser integrados a outros serviços governamentais, como processos de solicitação de visto, para fornecer um balcão único digital eficiente para governos e viajantes.

Tópicos relacionados