Beatriz Contelli   |   31/01/2023 15:45

ONU reconhece importância do Turismo na proteção do meio ambiente

A resolução da ONU visa posicionar o Turismo como elemento fundamental para o desenvolvimento social

A importância do Turismo sustentável e resiliente para as políticas públicas que visam a erradicação da pobreza e a proteção do meio ambiente foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Aprovada em dezembro do ano passado e encaminhada aos estados-membros da entidade na última semana, a resolução dá continuidade aos esforços da Organização em posicionar o Turismo como elemento fundamental para o desenvolvimento social e a conservação da natureza.

Divulgação
É reconhecido que o Turismo gera empregos e que pode ter efeitos positivos nos meios de vida e na educação
É reconhecido que o Turismo gera empregos e que pode ter efeitos positivos nos meios de vida e na educação
Tendo como tema central a “Promoção do Turismo sustentável e resiliente incluindo o ecoturismo com vistas à erradicação da pobreza e proteção do meio ambiente”, a resolução traz uma série de recomendações aos países integrantes a respeito do desenvolvimento do setor turístico e leva em conta outras resoluções e declarações que envolvem o assunto, contando inclusive com importantes aportes da Organização Mundial do Turismo (OMT).

No documento, a ONU reconhece que o Turismo é um dos segmentos econômicos mais afetados pela covid-19, destacando que os desafios para superar a crise exigem soluções integrais, colaboração internacional e apoio financeiro que fortaleça as políticas que asseguram meios de subsistência para quem depende do setor.

“O reconhecimento da ONU para o Turismo mostra a relevância do setor em várias frentes, como a valorização da educação, o foco no desenvolvimento sustentável, na saúde, na geração de empregos e no incentivo ao empreendedorismo. O Turismo é uma indústria econômica potente para o nosso país e com potencial para se tornar também uma ferramenta de transformação social”, ressalta a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

A resolução também destaca que o Turismo gera empregos e que pode ter efeitos positivos nos meios de vida e na educação (independentemente da idade, sexo, raça, etnia, origem, religião ou situação econômica). Portanto, o segmento pode ajudar na superação da pobreza e no combate à fome, bem como contribuir diretamente para o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Entre os temas apontados na resolução estão o reconhecimento do potencial do Turismo sustentável, incluindo o ecoturismo, para melhorar a estabilidade financeira nas comunidades locais. O documento também reconhece que a saúde e o bem-estar dos povos indígenas e das comunidades -- em particular de mulheres e jovens -- cria oportunidades consideráveis para a conservação e utilização sustentável da biodiversidade e proteção das zonas naturais.

A resolução encoraja os estados-membros a promoverem o Turismo sustentável, assim como o cultural e o rural, com o intuito de viabilizar o crescimento econômico sustentável e inclusivo, o desenvolvimento social, a inclusão financeira e possibilitar a formalização no setor laboral. O documento também reconhece a importância das medidas fiscais e o apoio para promover a eficiência econômica e empregos no setor, criando postos de trabalho e incentivando empreendimentos, criatividade e inovação.

Tópicos relacionados