Bruno Hazov   |   06/03/2024 10:34
Atualizada em 06/03/2024 10:36

Professor Hoc aborda influência da geopolítica no Turismo no Fórum PANROTAS

Jogo de poder entre as nações possui impacto direto nos caminhos utilizados pelos setores aéreo e marítimo

PANROTAS/Gute Garbelotto
Heni Ozi Cuckier, o professor Hoc, em apresentação no Fórum PANROTAS 2024
Heni Ozi Cuckier, o professor Hoc, em apresentação no Fórum PANROTAS 2024

Na abertura deste segundo dia do Fórum PANROTAS, Heni Ozi Cuckier - o professor Hoc - falou sobre a influência da geopolítica no setor de viagens. Hoc deu uma aula sobre geopolítica aos convidados e mostrou como as grandes decisões e o jogo de poder entre as nações afetam a questão da mobilidade, seja no setor aéreo ou marítimo, impactando preços, passagens e até mesmo a economia dos países.

Hoc falou sobre as conexões entre os países e como esse caminhos são fundamentais para a política de cada nação. Os caminhos dos recursos acabam sendo os mesmos caminhos que utilizamos para o lazer, e a disputa entre diferentes nações afeta diretamente as rotas e os preços para utilizá-las.

"A geopolítica é a combinação de dois campos de estudo: geografia e política. A ideia de misturar esses dois temas facilita prever o que pode acontecer no mundo. A geopolítica pode ser resumida em linhas de comunicação e centro de recursos, ou seja, precisamos dessas linhas, desses caminhos, para chegar aos locais onde se encontram os recursos econômicos que precisamos. Com isso o mundo se movimenta em volta dessas duas bases"

Heni Ozi Cuckier, professor de Geopolítica

O palestrante também falou da importância do uso da força como configuração de um Estado forte, ressaltando que uma nação fraca é aquela que não possui o monopólio da força em seu território, como é o caso da Somália, dominada pela pirataria, e até mesmo o Brasil, que possui graves problemas de segurança pública em relação às suas facções criminosas.

A conclusão do professor é a de que os caminhos utilizados pelas nações para o comércio, para a aquisição ou troca de recursos, são os mesmos utilizados pelo setor de viagens para o lazer. Quando algum evento macro, como uma guerra ou um embargo acontecem, todo o setor de viagens é afetado também de maneira macro, com altas se refletindo até mesmo em outros países fora do conflito em questão.

O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Metrô de São Paulo, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.

Tópicos relacionados