Beatrice Teizen   |   21/03/2022 13:47   |   Atualizada em 21/03/2022 13:49

Conferência da Diversidade anuncia novidades da 6ª edição

Evento volta a sua data oficial, que é a última semana de agosto, entre os dias 23 e 26

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil divulgou hoje (21) algumas das novidades da 6ª edição da Conferência Internacional da Diversidade. O evento, que em 2020 e 2021 aconteceu em novembro por conta da pandemia, este ano volta a sua data oficial, que é a última semana de agosto, entre os dias 23 e 26, e em novo local, o Centro Cultural São Paulo – CCSP.

Divulgação
Logo oficial da Conferência Internacional da Diversidade deste ano
Logo oficial da Conferência Internacional da Diversidade deste ano
A primeira mudança começa pelo nome, que deixa de trazer como subtítulo os pilares do evento. A decisão de retirar os temas do nome da Conferência teve como motivação a chegada de mais um pilar/tema inserido para os debates, o que deixaria o nome muito grande. Até ano passado os temas da conferência eram: Cultura, Empresas e Turismo LGBT e, em 2022, o Esporte assume a posição de quarto pilar do evento.

Desde 2019, a Conferência vem inserindo de forma discreta o tema esporte na programação, como por exemplo a apresentação do evento Gay Games, a “Olimpíada” LGBT que acontece de quatro em quatro anos e neste ano comemora 40 anos de existência. Segundo os organizadores do encontro, o esporte como tema se justifica pela sua importância na construção do respeito à diversidade, na geração de emprego e renda para a comunidade LGBTQIA+ e como impulsionador do Turismo LGBT.

A outra novidade do encontro é a formação dos conselhos curadores de cada um dos pilares da Conferência. Profissionais e estudiosos da iniciativa pública, iniciativa privada, entidades e da academia vão compor os quatro conselhos curadores divididos nos pilares/temas do evento: Mercado empresarial, Cultura, Esporte e Turismo LGBT.

Como nas edições anteriores, o evento conta com parceiros da inciativa privada e pública, além do apoio de entidades nacionais e internacionais. Outra mudança na edição de 2022 é que os parceiros do evento terão apenas até o dia 23/05 para confirmar a participação no evento, já que no dia 25/05 serão apresentados os parceiros e também a estrutura do evento. Além disso, neste ano, serão lançadas duas novas categorias de parceiros: companhia aérea convidada e rede hoteleira convidada.

Também acontecerá a presstrip/famtour, que tem início no dia 27/08 e vai até o dia 30/08, no Destino Nacional Convidado do evento, que será anunciado em breve. O foco é o Turismo LGBT apresentando os destinos e as empresas do trade turístico preparados para atender o turista LGBTQIA+ por onde a comitiva passar.

Para Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT e diretor geral da Conferência este ano, o evento volta a sua forma original e pretende ser a maior e mais importante edição. “A Conferência de casa nova com comitês curadores que vão nos ajudar a definir os temas, speakers e os rumos e formato de cada um dos temas do evento já nos dá uma lufada de inovação. Queremos um evento estruturado para realmente trazer informações com pensadores nacionais e internacionais de cada tema, contribuindo com a transformação na forma de pensar a diversidade e de como gerar emprego, renda e divisas sem navegar nas águas o 'pinkwashing” sendo parceiro e comprometido com a comunidade LGBTQIA+. Neste ano, vamos juntes fazer a maior e melhor conferência da nossa história”.

A programação de cada dia do encontro e as ações e eventos paralelos à Conferência serão divulgados nos próximos meses. As inscrições para os conferencistas, que continuarão sendo gratuitas, serão abertas no mês de junho. A Conferência vai reunir mais de mil participantes durante sua programação.

SERVIÇO
Conferência Internacional da Diversidade
Data: 22 a 26 de agosto de 2022
Hora: 9h às 18h30
Local: Centro Cultural São Paulo – São Paulo/SP

Tópicos relacionados