Leonardo Ramos   |   19/10/2018 18:14

JPA é 'prova de que livre iniciativa é a chave para o Turismo'

Marconi Medeiros, presidente da Fecomercio-PB, defendeu a livre iniciativa durante palestra de abertura do JPA Travel Market, fruto de investimento privado

Jhonatan Soares
Marconi Medeiros, presidente da Fecomercio-PB, defendeu a livre iniciativa durante palestra de abertura do JPA Travel Market
Marconi Medeiros, presidente da Fecomercio-PB, defendeu a livre iniciativa durante palestra de abertura do JPA Travel Market


JOÃO PESSOA - "Antes se falava de Natal, Recife, Fortaleza, Maceió... Mas pouco de João Pessoa. Isso agora mudou." A declaração é de Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio-PB e um dos convidados para discursar na abertura da JPA Travel Market. "E isso por causa do Festival de Turismo JPA, agora sob novo nome, internacional", argumenta o executivo.

Para Medeiros, a feira de João Pessoa, nascida das mãos dos irmãos-diretores Bruno e Breno Mesquita juntos de Cláudio Júnior, também diretor, seria a "prova definitiva" de que o Turismo, no cenário atual do governo, deve ser movido por livres iniciativas e investimentos privado, e não depender de governos e entidades.

"Ela cresceu tanto nos últimos anos que se tornou uma das maiores feiras de Turismo do Brasil, além da melhor e maior de todo Norte e Nordeste. Muitas vezes pensamos que a responsabilidade é dos prefeitos, dos governadores, mas temos que acreditar também na força da sociedade e da iniciativa privada. E um evento desse, que começou pequenininho e agora recebe uma quantidade imensa de visitantes, é o maior exemplo disso. E não só para passear, mas para fazer negócios, que é o mais importante", comentou o presidente da Fecomércio da Paraíba durante a abertura do evento.

FALTA DE FEIRAS QUALIFICADAS

"Posso contar em uma das mãos o número de feiras deste tamanho e qualidade que temos no Brasil", afirmou Marconi Medeiros. Além das duas maiores, Abav Expo e WTM, ele cita a Festuris Gramado, a única regional com porte que se equipare à JPA.

Mais que lamentar a ausência de feiras, porém, o executivo destacou como isso eleva ainda mais a importância da JPA Travel Market para o trade nacional como um todo. Se as feiras WTM e Abav Expo acontecem no Sudeste, e a Festuris Gramado, na região Sul, a feira de João Pessoa acabaria englobando e representando todo Norte e Nordeste, regiões responsáveis por quase 80% de todos os 3,5 mil participantes do evento.

"Colocamos com ele, enfim, João Pessoa definitivamente no mapa do Turismo, tanto nacional quanto internacional. Se a 10 anos atrás disséssemos que num evento desse teríamos essa quantidade de representantes diplomáticos de outros países, ninguém acreditaria", concluiu Medeiros, se referindo aos cônsul-gerais de EUA, Argentina e China, presentes na feira.

A PANROTAS é media partner do JPA Travel Market.

Tópicos relacionados