Antonio R. Rocha   |   01/04/2019 10:49

Fórum e Feira de Turismo recebem seis mil pessoas em Natal

Foram 37 municípios expositores e 51 estandes da iniciativa privada, além de áreas reservadas ao artesanato.

Realizados na sexta-feira e sábados passados, o 10º Fórum de Turismo do RN e a 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (aberta ao público) receberam cerca de seis mil visitantes nos dois dias. Foram 37 municípios expositores e 51 estandes da iniciativa privada, além de áreas reservadas ao artesanato, à gastronomia e à agricultura familiar, assim como palco para apresentações culturais. Um dos destaques do evento foi a homenagem que três grupos folclóricos de Touros (de adultos, de adolescentes e de crianças) prestou ao presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, que foi um dos palestrantes do Fórum. A rede de hotéis implantou um resort em Touros (90 quilômetros de Natal) no ano passado.

Canindé Soares
Presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, falou sobre os gargalos da aviação comercial brasileira
Presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, falou sobre os gargalos da aviação comercial brasileira
Entre outras palestras, foram destaque no Fórum de Turismo do RN os gargalos da aviação comercial (sobretudo para Natal), abordados pelo presidente da Abear, Eduardo Sanovicz; pelo diretor do Rio Galeão, Bruno Giovanni Reis; e pelo diretor de Assuntos Corporativos da Inframérica (concessionária do aeroporto de Natal), Rogério Teixeira Coimbra. O painel durou mais de duas horas e não se chegou a um consenso dos motivos que levam à carestia nas passagens aéreas para Natal.

No painel sobre as necessidades de investimento no segmento Mice, o presidente da Unedestinos e do Visite São Paulo, Toni Sando, deixou praticamente um recado para o Governo do Rio Grande do Norte, no sentido de analisar uma possível concessão do novo Centro de Convenções de Natal à iniciativa privada. Este é, também, o pensamento do Natal Convention Bureau, segundo o presidente Francisco Barbosa. Mesmo com atraso de quase duas horas, devido à longa solenidade de abertura do evento, a didática palestra de Sando, bastante aplaudido, foi um dos pontos altos do evento.

Já o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Especiais de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, mostrou como foi o processo de desmistificação da imagem de "destino de compras no Paraguai". Foi preciso um alto investimento num novo nicho, segundo ele. Foz do Iguaçu é, atualmente, um dos três destinos nacionais mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros. E tal posição se reflete, de acordo com Piolla, em melhorias urbanas e sociais no município.

A necessidade de se criar um roteiro histórico-cultural sobre as influências da presença americana em Natal durante a Segunda Guerra Mundial foi outro momento importante do Fórum de Turismo do RN. Historiadores, pesquisadores e academia, além de representantes do Governo do RN e da prefeitura de Parnamirim, debateram o tema e constataram o quanto o Rio Grande do Norte está atrasado nesta iniciativa. Existem dois projetos em andamento: o Museu da Rampa (com obras físicas quase concluídas) e um amplo complexo cultural tematizado na área do antigo aeroporto que servia a Natal, localizado em Parnamirim. O acervo existente, porém, pertence à Fundação Rampa, que reúne pesquisadores e estudiosos da aviação.

Tópicos relacionados