Da Redação   |   27/06/2019 17:18   |   Atualizada em 27/06/2019 17:19

Participantes do Sindepat Summit vão conhecer evento temático

O evento reunirá em Brasília a indústria de parques temáticos, sob a liderança do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat)


Emerson Souza
Murilo Pascoal, do Sindepat
Murilo Pascoal, do Sindepat
A experiência de tematizar uma praia no Planalto Central, de forma sustentável, deixando um legado e envolvendo a comunidade, é o que Wilson Kontoyanis, o CEO da R2 Produções, vai compartilhar com os participantes do Sindepat Summit 2019, que acontece em Brasília nos dias 21 e 22 de agosto.

O evento vai reunir a indústria de parques temáticos sob a liderança do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat), que está à frente de um setor que fatura mais de R$ 3 bilhões por ano no País, com empreendimentos que recebem 30 milhões de pessoas e geram 100 mil empregos diretos e indiretos.

Kontoyanis comanda o Na Praia, hoje considerado o maior parque temático temporário do País. São mais de 300 mil visitantes por edição, que dura mais de dois meses, sempre na capital federal. Mas montar uma praia temporária em Brasília é só um dos desafios dele e dos quatro sócios da R2, que fazem tudo isso em um ambiente de “lixo zero”. A certificação internacional é conferida pelo Instituto Brasileiro de Lixo Zero, braço local de uma aliança global que dissemina o conceito para negócios e cidades.

SUSTENTABILIDADE
O Na Praia produz menos de 5% de rejeitos e, com isso, evita que quase 200 toneladas de lixo lotem aterros sanitários. “Nossa preocupação com a sustentabilidade vai muito além de cuidados com a natureza e o meio ambiente. Ela diz respeito à comunidade em que estamos inseridos, a uma rede que conecta pessoas, empregos e responsabilidade social”, explica Kontoyanis em uma prévia do que será sua palestra no Sindepat Summit.

Segundo ele, 10% dos colaboradores que atuam no Na Praia, por exemplo, são originários da Villa Planalto, vizinhança de baixa renda próxima ao empreendimento. “Envolvemos a comunidade, que passa a olhar o evento de outra maneira. Estamos atentos ao nosso legado”, afirma. “Ser lixo zero e sustentável dá um sentido maior ao Na Praia”.

“Os consumidores atuais estão em busca de ideias e empresas com causa e propósito”, afirma o presidente do Sindepat, Murilo Pascoal, ao falar da presença de Kontoyanis no evento anual da entidade. “Em nossos empreendimentos, somos desafiados constantemente a oferecer ainda mais valor aos nossos visitantes. Sob esse aspecto, ouvir a experiência do Na Praia será enriquecedor nessa jornada por atrações e parques ainda mais responsáveis, bem-sucedidos e engajados com suas comunidades”, acredita Pascoal. Segundo o executivo, ser sustentável não é só questão de sobrevivência, mas de buscar um mundo melhor.

Sobre a experiência de falar aos participantes do Sindepat Summit 2019, em Brasília, Wilson Kontoyanis, CEO da R2, do Na Praia, afirma ser uma honra. “Estou muito feliz de poder trocar conhecimento com pessoas que são verdadeiras inspirações em nossas vidas. Afinal, estudamos cada uma dessas atrações e parques brasileiros”, conta.

O Na Praia ainda vai oferecer uma visita técnica aos participantes do Sindepat. “Queremos aprender e ouvir o que os associados pensam sobre nós para entender ainda mais o nosso negócio. É importante também conhecer os desafios que eles venceram. Não é fácil ser empreendedor no Brasil, ainda mais da magnitude deles”, afirma.

Por isso, segundo Kontoyanis, a oportunidade de finalizar o evento com todos juntos em um show do cantor Alceu Valença, que será oferecido pelo Na Praia no encerramento do Sindepat Summit, é uma forma de gratidão. “Queremos agradecer tudo que os parques temáticos e atrações brasileiras nos dão de inspiração, conhecimento e diversão”, finaliza o CEO da R2 Produções.

ATRAÇÕES
O Sindepat Summit acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. Entre os palestrantes estão referências nacionais e internacionais do setor. Um dos convidados é Jim Pattison, CEO do Pattison Group do Canadá, que, entre outras atrações bem-sucedidas, comanda os museus Ripley’s Believe it or Not e possui mais de 100 atrações em dez países.

Ele vai compartilhar sua história de sucesso com os participantes do evento, assim como Wilson Kontoyanis, do Na Praia, e o diretor comercial do Beto Carrero World, Roberto Vertemati, que vai abordar as estratégias por trás do case Hot Wheels, área recentemente aberta no empreendimento de Santa Catarina.

Também já confirmaram presença Marcelo Gutglas, fundador do Playcenter, e Bruno Marques, do Grupo Cataratas, principal concessionária de turismo sustentável do País, que tem em seu portfólio atrações como Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha (Econoronha) e AquaRio.

INSCRIÇÕES E DESCONTOS
As inscrições têm condições especiais até o próximo domingo, 30 de junho. A Latam é a transportadora oficial e oferece tarifas com até 20% de desconto aos participantes para trechos nacionais. Também há diárias negociadas com os hotéis do complexo Brasil 21.

Apoiam o evento Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil), Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts), Adit (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) e Aapa (Associação Argentina de Parques e Atrações).

Mais informações em: sindepat.com.br/summit2019.

A PANROTAS é media partner do Sindepat Summit

Tópicos relacionados