Thelma Lavagnoli   |   16/07/2019 12:17   |   Atualizada em 16/07/2019 13:50

Fórum sobre viajante negro abre inscrições gratuitas; participe

Youtubers, artistas e profissionais do Turismo participarão do evento que terá duas edições em julho, São Paulo (23) e Salvador (25); inscrições abertas


Monumento para homenagear Nelson Mandela, na África do Sul
Monumento para homenagear Nelson Mandela, na África do Sul

Já estão abertas as inscrições para o fórum “O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo”, organizado pelo órgão oficial de Turismo da África do Sul, representado no Brasil pela TI Comunicações. O evento, aberto ao público e gratuito, terá duas edições neste mês de julho, uma em São Paulo e outra em Salvador, nos dias 23 e 25, respectivamente. Nataly Neri (youtuber do canal Afros e Afins), Kauê Silveira (do Hypeness), Diego Mouro (Artista Visual e Muralista) e Gabi de Olveira (youtuber do canal DePretas) são alguns dos nomes confirmados na programação.

Na capital paulista, o fórum será realizado no Unibes Cultural a partir das 18h30 (Rua Oscar Freire, 2500, no Sumaré); já em Salvador, ele acontecerá no Mundo Plaza (Avenida Tancredo Neves, 20, Caminhos das Águas), a partir das 19h. Ambos têm curadoria da turismóloga Thainá Santos e serão dividido em três painéis principais. A rodada de conversas e debates vai levantar reflexões sobre as possibilidades de reconexão dos afro-brasileiros com o continente africano através do turismo, ampliando perspectivas e despertando novos vínculos e descobertas.

PROGRAMAÇÃO E CONVIDADOS
Com o título “Turismo e Relações Étnico-Raciais”, a primeira mesa contará com a presença de Denise Rodrigues, Mestranda de Turismo - EACH USP, no encontro de São Paulo. Já Tâmara Azevedo, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, será a convidada de Salvador. Elas falarão sobre pontos indispensáveis da questão, como racismo, preconceito, discriminação racial e a invisibilidade do negro como protagonista das suas atividades de lazer e turismo.

Já no segundo painel, “Turismo e a Experiência Afrocentrada no Brasil”, as convidadas serão Solange Barbosa (Rota da Liberdade), Liliane Jacintho (Plana - Turismo de Experiência), Belisa Amaral (Bitonga Travel) em São Paulo. E, em Salvador, Lázaro Cunha (Instituto Steve Biko), Sauanne Bispo (Go Diáspora) entre outros nomes estarão presentes. O foco do debate é afroturismo e novas formas do viajante negro se relacionar com a experiência turística.

Para o encerramento, a África do Sul será debatida como destino turístico no painel “O que é a África do Sul pra você?”. Nele, Nataly Neri (Afros e Afins), Kauê Silveira (Hypeness), Diego Mouro (Artista Visual e Muralista), Gabi de Olveira (DePretas), Luci Gonçalves (Criadora de Conteúdo) e Wendy Andrade (Fotógrafo), que já tiveram a oportunidade de conhecer o país convidados pelo Turismo da África do Sul, falarão sobre suas experiências.

Para inscrição nos eventos, acesse: São Paulo e Salvador.

Tópicos relacionados