Marcel Buono   |   14/08/2019 15:08   |   Atualizada em 15/08/2019 00:05

Projetos inspiradores ganham voz na Jornada BID de Turismo

Viva o Laranjal, Caminhos de Pedra, Grupo Cataratas e Socorro Acessível tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências com os gestores públicos presentes

Emerson Souza
Juliana Bettini, do BID, moderou debate sobre projetos inspiradores
Juliana Bettini, do BID, moderou debate sobre projetos inspiradores
A Jornada BID para o Turismo: Caminhos para o Futuro do Turismo Brasileiro destacou quatro projetos considerados inspiradores no setor na manhã desta quarta-feira (14), em São Paulo. Durante o período, Viva o Laranjal, Caminhos de Pedra, Grupo Cataratas e Socorro Acessível tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências com os gestores públicos presentes no evento.

Germano Guimarães iniciou as apresentações, explicando o projeto Viva o Laranjal, desenvolvido na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. O representante gaúcho destacou a utilidade da formação de parcerias público-privadas na execução de novas ideias com eficiência, assim como os riscos envolvidos em quem busca inovar no mercado.

Emerson Souza
Germano Guimarães, do projeto Viva o Laranjal, de Pelotas (RS)
Germano Guimarães, do projeto Viva o Laranjal, de Pelotas (RS)
Também do Rio Grande do Sul, o sócio-fundador do roteiro turístico Caminhos da Pedra, Célio Lerin, contou sobre a história do programa que é tratado como uma referência cultural no Turismo Brasileiro. Com a cidade de Bento Gonçalves como ponto de partida, o circuito explora diferentes experiências proporcionadas na Serra Gaúcha, levando em consideração a história da região e de sua população.

Emerson Souza
Apresentação de Célio Lerin, do Caminhos de Pedra
Apresentação de Célio Lerin, do Caminhos de Pedra
Na sequência, o Grupo Cataratas, liderado por Fernando Henrique, reforçou como soluções sustentáveis e inclusivas podem ser colocadas em prática no Brasil, impulsionando os resultados de empresas que o fazem de maneira adequada. Trabalhadores pertencentes à comunidade LGBT, assim como refugiados recebidos pelo País, foram destacados como indivíduos que precisam ser integrados à mão de obra do setor.

Emerson Souza
Fernando Henrique, do Grupo Cataratas, na Jornada BID para o Turismo
Fernando Henrique, do Grupo Cataratas, na Jornada BID para o Turismo
O último caso a ser apresentado como inspirador foi o da cidade de Socorro, localizada a cerca de 130 quilômetros de São Paulo. Luiz Eduardo de Bovi contou sobre o projeto Socorro Acessível e seu peso não só para a população local, mas para a atração de turistas de outras regiões do Estado e do País.

“O município recebeu a missão de tornar-se o primeiro destino turístico adaptado aos portadores de deficiência. Para isso, a criação de um plano que atenda as reais necessidades deste público foi fundamental, incluindo hotéis, pousadas, restaurantes, bancos, comércio, pontos de visitação turística, operadores, entre outros, que devem se adaptar a essa realidade. Nosso objetivo é possibilitar um Turismo digno e salutar envolvendo toda a sociedade, que precisa se engajar nesta questão”, comentou Luiz Eduardo.

Emerson Souza
Luiz Eduardo de Bovi, do projeto Socorro Acessível
Luiz Eduardo de Bovi, do projeto Socorro Acessível
Na parte da tarde, os participantes do evento serão divididos em grupos para debater todos os temas abordados durante as apresentações em busca de inspirações e adaptações para diferentes regiões brasileiras, cada uma com seus próprios desafios a serem superados.

A PANROTAS é media partner da Jornada BID para o Turismo.

Tópicos relacionados