Filip Calixto   |   11/12/2019 18:29

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência leva 15 mil pessoas à atrações

Cerca de 15 mil pessoas, convidadas por 150 instituições e ONGs, participaram do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que ganhou parques e atrações de todo o País

Divulgação
No Brasil, a data foi ampliada em ações que duraram uma semana
No Brasil, a data foi ampliada em ações que duraram uma semana
Cerca de 15 mil pessoas, convidadas por 150 instituições e ONGs, participaram do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que ganhou parques e atrações de todo o País ao longo na semana de 2 a 6 de dezembro. A ação do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) com o apoio da Associação dos Parques de Diversões do Brasil (Adibra) celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data global estabelecida pela ONU para 3 de dezembro.

Nacionalmente, a iniciativa desdobrou-se ao longo de uma semana, que, além de diversão deu visibilidade para a questão da inclusão ao receber milhares de pessoas com deficiência. Foi também uma oportunidade de preparar ainda mais os empreendimentos para a visita de pessoas com necessidades especiais.

"Muitos vêm pela primeira vez. Às vezes, elas têm algum bloqueio, receio de frequentar, e a gente chama e diz que os parques estão preparados para recebê-las", afirma o gerente de Marketing do Magic City, de Suzano (SP), Marcelo Camargo. Ele destaca a importância da iniciativa para os estabelecimentos. "É também um momento para fazer uma reflexão dos serviços, de ver o que a gente pode aprimorar para trazer melhorias para eles", diz.

Respeito e autonomia

Representante da Apae de Camboriú, em Santa Catarina, Dirce Nowak Vettori, revela que esteve pela segunda vez no Parque Unipraias, de Balneário Camboriú, e percebeu efeitos positivos no retorno nos visitantes que têm necessidades especiais. "Eles se sentem respeitados em seus direitos e trabalham a autonomia. É curioso ver que alguns se desprendem do grupo e exploram o parque sozinhos. Nós os deixamos livres, uma vez que aqui é muito seguro e os profissionais, atentos".

O diretor do parque, Evódio João de Souza, comenta que esta é uma ação muito especial para o complexo e lembra que é preciso estrutura diferenciada, pois cada deficiência tem sua particularidade.

"Ver essas imagens da natureza e estar em contato com ela é muito especial para nós, pessoas com transtornos mentais", conta Isabela de Oliveira, de 34 anos, que é autista e voltou ao Bondinho Pão de Açúcar depois de 24 anos. Para ela, o contato com a natureza foi um dos pontos mais agradáveis do passeio.

Ações pelo Brasil

Outras atrações pelo Brasil também participaram das ações da semana. O Parque da Mônica optou por receber cerca de 400 convidados junto com o público diário do parque, uma forma que o empreendimento entendeu de estimular a inclusão dos convidados junto a outros visitantes. Outros 400 convidados de cinco entidades de Ribeirão Preto e região estiveram no Barretos Country, de Barretos (SP).

No Aldeia das Águas, em Barra do Piraí (RJ), os participantes eram da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da região e no Blue Park, de Foz do Iguaçu (PR), foram recebidos um mil convidados de uma dezena de entidades.

No Hot Park, de Rio Quente (GO), foram quatro mil convidados, enquanto no Wet’n Wild (SP) três mil pessoas de 40 instituições aproveitaram a festa. No AquaRio, Aquário Marinho do Rio, teve palestra com Marcos Lima, do Blog Histórias de Cego, que é deficiente visual, e também uma apresentação do Coral do Instituto Benjamin Constant, formado por deficientes visuais.

Tópicos relacionados