Artur Luiz Andrade   |   27/08/2020 08:38   |   Atualizada em 27/08/2020 10:53

Abavs PR e SP e Aviesp orientam agentes de viagens sobre MGM Operadora

Operadora havia informado ao Portal PANROTAS que estava respondendo às agências por e-mail

A demora de respostas e a dificuldade de contato com a MGM Operadora, de Curitiba, continuam afligindo agentes de viagens de todo o Brasil. Há alguns dias recebemos relatos desse problema, somado ao fato de o portal da operadora estar fora do ar, e entramos em contato com os diretores. Ivan Levandowski nos respondeu, dizendo que o atendimento aos agentes estava normal e que o site voltaria em um dia (ou seja, em 26/8), devido a uma migração de servidores para a nuvem. Até esta manhã, dia 27, o site não havia retornado.

Depois dessa notícia, várias agências nos procuraram dizendo que as mensagens para o e-mail indicado por Levandowski para atendimento às agências (sac@mgmoperadora.com.br) não estavam sendo respondidas, algumas há meses. Recebemos relato de agências querendo remarcar as viagens de seus clientes ou de iniciarem os trâmites de reembolso. Algumas delas desesperadas, pois não tinham como bancar o valor, caso os clientes não possam viajar ou remarcar.

Voltamos a enviar mensagens a Ivan Levandowski, sócio da MGM, para que ele explicasse a situação e acalmasse as agências, mas não obtivemos qualquer resposta mais. Atualizaremos essa notícia, assim que a MGM se manifestar.

Procuramos a Abav-PR, que disse que a MGM, que tem sede em Curitiba, não é mais associada à entidade, mas que está ajudando as agências no caso (veja abaixo). A Aviesp e a Abav-SP marcaram uma reunião virtual, na próxima segunda-feira, para orientar os agentes de viagens, na presença de um assessor jurídico (detalhes a seguir).

Confira abaixo algumas mensagens enviadas ao Portal PANROTAS.

ENTIDADES
ABAV-PR: A entidade enviou o seguinte comunicado ao Portal PANROTAS.

“A ABAV-PR está tomando todas as medidas cabíveis e possíveis na tentativa de tratativas com a operadora MGM.
A ABAV-PR, tão logo recebeu tais declarações de pendências com seus associados, tentou contato com a empresa MGM por todos os meios de comunicação disponíveis, sendo contatos de cadastro e contatos web, até o momento não obteve retorno e sucesso no contato, pois seu principal diretor está desaparecido e não atende.

Diante disso, da ausência de resposta e posicionamento da empresa MGM, solicitou que a mesma atualize seus canais de atendimento para que nossos associados sejam devidamente atendidos, inclusive para cumprir o contido nas normas consumeristas.
Aproveita a oportunidade para informar que, muito embora a empresa MGM não figure mais no quadro de associados da ABAV-PR, nossa assessoria jurídica está à disposição das agências associadas dando todo o suporte necessário e procurando sanar as eventuais dúvidas que possam surgir.”

ABAV-SP/AVIESP: As duas entidades, que trabalham juntas, farão uma reunião virtual, via Zoom, na segunda-feira, 31 de agosto, às 14h30, para debater o tema. A reunião terá a participação do advogado Marcelo Oliveira, consultor jurídico das entidades. Os interessados devem enviar e-mail para juliana@aviesp.org.br ou diretoria.sp@abav.com.br.

BRAZTOA: Até a publicação desta nota, a Braztoa ainda não havia enviado seu posicionamento oficial. Atualizaremos a notícia assim que recebermos a mensagem da entidade.

AGENTES DE VIAGENS
Bicheri Tour Viagens: “Meu nome é Aline Bicheri. E faço parte do grupo da UNAV, sou associada ao PROTUR e à AVIESP.
Envio o presente artigo objetivando divulgar que, a informação fornecida à PANROTAS pela MGM Operadora de Turismo, de que esta segue respondendo às agências de viagens através do seu SAC não procede, até o presente momento.

O que estamos verificando é que as mensagens enviadas pelas agências de viagens não estão recebendo retorno há muitos meses.
Outra preocupação é que o site da MGM Operadora de Turismo está fora do ar, o que a PANROTAS já constatou.

Assim sendo, solicitamos que a MGM retome sua comunicação com as agências de viagens, respondendo às mensagens enviadas para o seu Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC.” Segundo levantamento feito por Aline, em dois grupos de WhatsApp criados por conta desse assunto já haveria mais de 160 agências de viagens.

Gracetur Viagens (do Interior de São Paulo, enviado por Kátia Regina da Silva): “Essa é mais um tentativa desesperada em conseguir alguma contato, resposta ou atenção por parte da MGM com relação ao prejuízo enorme o qual estou, devido ao total descaso e nenhuma resposta ou assistência por parte da MGM.

Tem alguns meses que tenho solicitado reembolso de ingressos Eurodisney pagos à vista e não utilizados devido ao covid 19 e também a confirmação de cinco hotéis de outros passageiros que também pagaram à vista e, agora que não há possibilidade de embarcar, tendo a necessidade de remarque.

De datas fui informada por todos os hotéis que a MGM cancelou as reservas e recebeu o dinheiro de volta.

Além do prejuízo financeiro o qual não disponho, mas terei que honrar a confiança de meus passageiros, estou há dias tentando inutilmente contato com a MGM”.

Intravel, Canoas (RS) (enviado por Ariadne Stricker Brum): "Lamentável... tudo que vem acontecendo. Além de estarmos com redução de produção, uma empresa não honrar com o que recebeu e não ter pago seus fornecedores, deixando à deriva os passageiros e agências (que já estão sofrendo o impacto de outros fatores), os responsáveis não se manifestarem.

Estou tentando trocar a carta crédito de 1 passageiro e também pegar carta crédito e o sr. IVAN Lavandowski ainda se diz ameaçado, depois de responder minha solicitação via WhatsApp (enviada 9 de junho e respondida em 22 de agosto).

Resposta a qual foi dada após diversas tentativas e afirmada por mim que iria buscar SOCORRO em tudo que me cabia, para que a empresa pudesse trazer soluções e no mínimo responder nossas solicitações.

Ameaçados estamos nós, todos os dias, pelo desrespeito com o qual estamos sendo tratados, ameaçados estariam nossos clientes se não tivessem o nosso amparo. Me poupe, nos poupe!

Onde estão os órgãos regulamentadores do nosso segmento? Aguardo por respostas e soluções!"

Protur (Flávia Coradi no Portal PANROTAS): “Eu Flavia, presidente da Protur tentei contato em vários telefones informados e NENHUM atendeu. A falta de informação/suporte ao cliente vai contra o Código do Consumidor”.

Gisele Zili, Tahiti Viagens (no Portal PANROTAS): “Que difícil saber em quem confiar. Acabei de mandar e-mail para esse sac@mgmoperadora.com.br, que diz estar respondendo normalmente. Vamos ver se me respondem”.

Célia Oliveira, CMO Consultoria em Viagem (no Portal PANROTAS): “Não basta só abrir o site, mas precisa responder os agentes de viagem que não estão tendo retorno nem via telefone e nem e-mail, este e-mail do SAC não retorna”.

Aton Turismo (no Portal PANROTAS): “A empresa simplesmente sumiu do mapa, sem suporte para as agências! E isso é geral!”

No Reclame Aqui, a MGM tem nove reclamações, nenhuma delas respondida ou resolvida (até 27/8).

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