Artur Luiz Andrade   |   24/05/2021 13:14   |   Atualizada em 24/05/2021 16:11

Reprograma CVC Corp chegará a receptivos e franquias; entenda como

Metas imediatas incluem mais colaboradores negros e PCD e novo padrão nos receptivos

A diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp, Paula Domingues
A diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp, Paula Domingues
A diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp, Paula Domingues, conversou com o Portal PANROTAS sobre o lançamento do Reprograma CVC Corp, que ocorreu na manhã desta segunda-feira e que colocou o grupo alinhado com as maiores empresas do Brasil e do mundo quanto às ações em defesa do planeta, da diversidade e, no caso do Turismo, dos destinos. Tudo para que a companhia, que há 49 anos torna possível a viagens de milhões de brasileiros, ajude que elas continuem sendo possíveis, com um planeta preservado e as comunidades internas e externas engajadas e conscientes da importância da sustentabilidade.

Ousado, o programa tem metas ambiciosas, como chegar a 20% de negros em cargos de liderança até 2030 na CVC Corp, ou recuperar dois biomas no País. A empresa promete ouvir clientes e o mercado para a escolha desses biomas, mas Paula Domingues acredita ser difícil não abordar biomas como a Amazônia ou o Cerrado.

O Reprograma vai contar com a fiscalização do Pacto Global da ONU, que direciona e apoia as atividades individuais e em conjunto com os demais membros. O Pacto Global conta com 16 mil membros em 160 países e, obviamente, aderir a ele significa elevar a empresa um patamar de credibilidade nos assuntos de sustentabilidade. Credibilidade que pode desabar se o grupo não cumprir seus compromissos e acabar sendo expulso do programa.

“Ou seja, não dá para brincar. Seremos cobrados anualmente”, diz Paula Domingues, que anunciou que este ano o Reprograma CVC Corp receberá investimentos de R$ 3 milhões, que incluem a formação de um time liderado por Priscila Bures, ex-gerente de Comunicação Corporativa. O objetivo, segundo Paula, é que sustentabilidade permeie toda a organização e não se transforme em uma área dentro da CVC Corp. “Por isso já temos mais de 80 colaboradores, das mais diversas áreas, envolvidos com sustentabilidade”, explica.

3 METAS IMEDIATAS
Além das metas de longo prazo, até 2030, o Reprograma CVC Corp já definiu três metas para 2022: aumentar em 10% o número de colaboradores negros (hoje eles são 20% dos 2,7 mil funcionários) e dobrar a quantidade de empregados PCD (hoje eles são 1%); apresentar o padrão para as novas lojas CVC (que será apresentado em evento em junho); e iniciar a implantação gradual do padrão de sustentabilidade CVC em alguns receptivos-chave pelo País.

A questão de gênero, também muito importante na estratégia e destacada pela conselheira Rachel Maia na apresentação do Reprograma CVC Corp, não tem metas estabelecidas, pois, segundo Paula Domingues, já tem uma evolução na companhia, com 1.621 mulheres entre os 2,7 mil colaboradores (cerca de 60%) e quatro lideranças no comitê diretivo.

EDUCAÇÃO

O programa tem um de seus pilares na reeducação dos colaboradores, franqueados, agências multimarca e parceiros fornecedores. “Vamos convidar todos a estarem com a gente, vamos educar, mostrar como fazer”, diz a diretora. “Precisamos apoiar todos esses parceiros.” Lá na frente, será a vez de cobrar desses parceiros a adesão às ações.

Ações, aliás, que virão a partir de 2022 apenas. “O bom começo é a metade, com tudo planejado e organizado e vamos trazer muito conhecimento”, comenta Paula Domingues. Segundo ela, pela seriedade e amplitude do projeto, a CVC Corp preferiu fazer todo o planejamento em 2021 e começar de fato com as ações em 2022, incluindo nas metas da equipe interna, que será remunerada de acordo com os objetivos atingidos. “O custo de não ser assertivo pode ser grande.”

Ainda no apoio à educação, a CVC Corp já criou uma Cartilha da Diversidade, para colaboradores, pois acredita ser fundamental que eles saibam falar e entender de diversos temas, como o racismo estrutural ou a homofobia, na hora de atender e conversas com os clientes. Esses ganharão um Guia do Viajante Consciente, para que ajudem o programa em toda a jornada da viagem.

A executiva também reforça que a companhia investe em cultura organizacional para a sustentabilidade com o lançamento da Trilha de Aprendizagem em ESG, oferecida aos colaboradores pela universidade corporativa cvccorp.edu, assim como a criação do Comitê de Diversidade formado por funcionários da companhia e Grupos de Trabalhos em Sustentabilidade, com cerca de 60 representantes de todas as áreas.

Priscila Bures, gerente de Sustentabilidade
Priscila Bures, gerente de Sustentabilidade
INSTITUTO

O Instituto CVC, sem fins lucrativos, será o canal para as parcerias com o mercado e para a viabilização de diversas ações. Segundo Paula, o programa terá ações definidas com orçamento próprio garantido, mas também poderá contar com a ajuda de empresas de fora, que queiram acompanhar a CVC Corp nessa jornada pela sustentabilidade.

“Sustentabilidade é business, o retorno vem. E clientes e acionistas já cobram as empresas em relação a isso. Por isso, acreditamos que os parceiros estarão com a gente. Por isso, é importante a adesão dos colaboradores, para que a sustentabilidade faça parte da cultura e não seja engolida por ela. Por isso até que o tema está nessa diretoria, de Gente”, analisa a diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp.

PANDEMIA E RETORNO AO PRESENCIAL

Lançar o programa na pandemia é simbólico, pois a crise evidenciou a necessidade de cuidarmos da saúde, do planeta e uns dos outros, mas também acelerou a digitalização, mudando, inclusive a forma de trabalhar.

Paula Domingues acredita que um retorno ao trabalho presencial seguro só deverá ocorrer depois de setembro, mas afirma que esse não será mais o único modelo dentro da CVC Corp. Haverá ainda o home-office, que é o modelo híbrido entre o trabalho em casa e no escritório, e o home-based, 100% na residência do colaborador.

“Vale lembrar que apesar de tudo isso a entrega continua sendo física e a operação não é afetada por esse novo modelo”, ressalta a executiva.

Saiba mais sobre o Reprograma CVC Corp em www.institutocvc.com.br e www.institutocvc.com.br/reprograma/.
Assista abaixo ao vídeo com o manifesto do programa e ao vídeo institucional do Reprograma CVC Corp.




Tópicos relacionados