Beatrice Teizen   |   09/05/2024 19:29
Atualizada em 09/05/2024 21:13

CVC Corp melhora índices como EBITDA e take rate no 1º trimestre; confira

Somente no Brasil, receita líquida cresceu 16,3%, indo de R$ 295,5 mi no 1T23 para R$ 317,4 mi no 1T24

PANROTAS / Emerson Souza
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

A CVC Corp acaba de divulgar os resultados do balanço do primeiro trimestre de 2024 (1T24), com destaque para o crescimento de alguns indicadores importantes para o crescimento sustentável da companhia, especialmente em ações concretas que estão refletidas no aumento da receita líquida, do EBITDA, take rate e forte redução do prejuízo líquido da companhia.

O EBITDA Ajustado do 1T24 atingiu R$ 86,2 milhões, com margem de 27,2%, um aumento de R$ 58,9 milhões ou 216,1% quando comparado ao 1T23, reflexo do expressivo aumento no take rate, que fechou em 9,5%, +28% em relação ao 1T23, e da redução de 20,6% nas despesas gerais e administrativas.

Como resultado da busca pela melhoria da rentabilidade e gestão de caixa, o balanço também registrou R$ 440,2 milhões de caixa final, e caixa positivo pelo terceiro trimestre consecutivo, atingindo R$ 7,3 milhões. A receita líquida é outro indicador positivo, com crescimento de 7,4% (Brasil e Argentina) e de 16,3% somente no Brasil (B2B e B2C), saindo de R$ 295,5 milhões no 1T23 para R$ 317,4 milhões no 1T24.

“Esses resultados comprovam que estamos no caminho certo da estratégia da companhia, ou seja, manter a trajetória de recuperação de rentabilidade sobre as vendas sem perda de competitividade. O B2C representou 43,5% das vendas do 1T24 contra 33,7% do 1T23, sendo o segmento com maior take rate da companhia, reflexo principalmente do nosso plano de expansão de lojas por todo o Brasil e da gestão dos produtos exclusivos, precificação correta e melhores condições/negociações com nossos parceiros estratégicos”

Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

No 1T24 foram abertas 36 novas lojas CVC, totalizando no trimestre 1.084 unidades em todo o Brasil, sendo 13 em capitais e 23 em cidades do interior, em linha com o plano de interiorização de lojas pelos municípios brasileiros, assim como novos formatos de lojas: em março, a CVC inaugurou a primeira loja modular, modelo inédito no mercado de Turismo e com montagem em menos de 24 horas. A companhia registrou ainda um aumento significativo na participação da venda de produtos exclusivos, que alcançou 15,1% das vendas, quase 5 p.p. de crescimento se comparado ao 1T23, com a melhora no take rate desses produtos exclusivos de 7 p.p.

Divulgação/CVC
No primeiro trimestre de 2024 foram abertas 36 novas lojas CVC pelo Brasil
No primeiro trimestre de 2024 foram abertas 36 novas lojas CVC pelo Brasil

O crescimento foi impulsionado principalmente pela ampliação da oferta de voos exclusivos no produto aéreo, resultados de negociações estratégicas e fortalecimento de parcerias com hotéis e receptivos, foco na competitividade em relação aos produtos disponíveis no mercado, direcionamento inteligente dos produtos exclusivos dentro do motor de venda das lojas e do site CVC.

Convenção de Vendas e PERSE

A CVC Corp destaca ainda no 1T24 a maior Convenção de Vendas da CVC Viagens, realizada em Gramado (RS), entre 29 de fevereiro e 5 de março, com mais de 1,8 mil participantes, entre franqueados, master franqueados, gerentes de lojas, executivos da empresa e parceiros. No total, foram mais de 85 patrocinadores, mais de 20 horas de conteúdo, entre plenária e salas de capacitação, além de 328 assinaturas de intenção de abertura de lojas pelos próprios franqueados da base de franquias presentes no evento.

Destaca-se ainda, como grande vitória do Turismo e da CVC Corp, o retorno das agências e operadoras de viagens ao PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). O texto do Projeto de Lei já foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e aguarda sanção presidencial.

Confira os principais highlights do balanço 1T24:

  • R$ 86,2 milhões no EBTIDA Ajustado, +R$ 58,9 milhões X 1T23;
  • 27,2% na margem EBITDA Ajustado, +17,9p. X 1T23;
  • +16,3% na Receita Líquida - Brasil X 1T23;
  • +2,1 p.p. (+28%) no take rate, para 9,5% X 1T23;
  • 36 lojas abertas no 1T24, em linha com o plano de expansão da CVC Viagens;
  • -20,6% nas despesas gerais e administrativas X 1T23;
  • R$ 7,3 milhões no Lucro Líquido Caixa, positivo pelo 3° trimestre consecutivo;
  • R$ 440,2 milhões - Caixa Final no 1T24.

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