Beatriz Contelli   |   08/05/2024 10:11
Atualizada em 10/05/2024 12:04

Operadoras brasileiras destacam produtos e tendências no IPW 2024

Com cerca de 150 nomes, Brasil participa em peso na principal feira de Turismo dos Estados Unidos

PANROTAS/Beatriz Contelli
Los Angeles Convention Center, onde foi realizado o IPW 2024
Los Angeles Convention Center, onde foi realizado o IPW 2024

LOS ANGELES (EUA) - O IPW 2024 encheu os corredores do Los Angeles Convention Center em três dias de feira. Com expositores e participantes de vários destinos dos Estados Unidos, o evento também reuniu o trade de diversas partes do mundo, da Ásia à América Latina.

E falando em América Latina, um dos países que mais marcaram presença na feira foi o Brasil, claro. Com aproximadamente 150 profissionais, nosso país teve a oportunidade de negociar produtos e destacar os diferenciais de seus negócios para os expositores do evento.

O Portal PANROTAS ouviu algumas operadoras brasileiras para saber quais são os destinos estadunidenses mais vendidos, o que está em alta e os impasses para aquecer as vendas. Confira abaixo:

ABREUTUR

"O IPW é a feira mais importante para a Abreu no que diz respeito ao destino Estados Unidos, por isso, sempre vamos com grandes expectativas, não só de estreitar relacionamento com parceiros conhecidos, mas também encontrar coisas novas. Em agosto, promoveremos o Arena Abreu com um dia inteiro dedicado aos EUA", afirmou o diretor geral da Abreu no Brasil, Ronnie Corrêa.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Ronnie Correa
Ronnie Correa

Destinos dos EUA mais vendidos pela Abreu:

  • Orlando
  • Miami
  • Nova York
  • Las Vegas

Tendências:

  • Casas de férias em Kissimmee e Orlando
  • Parques nacionais
  • Viagens em motorhomes

"As vendas estão em bom ritmo, com crescimento em relação a 2023. Um dos maiores impasses para vender EUA são os preços das passagens aéreas e a alta do câmbio", completou Corrêa.

AGAXTUR

"Nossa meta é aumentar ainda mais o volume de vendas. A participaçãao no IPW visa fortalecer o relacionamento e captar novos fornecedores, além de negociar melhores condições para os clientes. Queremos divulgar ações e estratégias e empresas a nova Agaxtur, que passou por um rebranding no início do ano e agora tem como slogan: Agaxtur - Experiências Inesquecíveis", compartilhou a gerente de Produtos da Agaxtur, Vilmara Souza.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Vilmara Souza, da Agaxtur
Vilmara Souza, da Agaxtur

Destinos dos EUA mais vendidos pela Agaxtur:

  • Orlando
  • Miami
  • Nova York
  • Las Vegas

Tendências:

  • Casas de férias em Orlando/Kissimmee
  • Luxo e experiências
  • Grupos de lazer

"A demanda cresceu mais de 35% neste ano. Implementamos ações como cash in (cash back para os agentes) que acabam por impulsionar as vendas", explicou.

AZUL VIAGENS

“O internacional cresceu 150% em 12 meses e os Estados Unidos 106%”, revela a executiva, que aponta Miami, Las Vegas e Los Angeles como os maiores crescimentos entre os destinos. Mas o mais vendido continua sendo Orlando, que cresceu 76%", conta a gerente de Produtos e Negócios da Azul Viagens, Giulliana Mesquita.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Giulliana Mesquita, da Azul Viagens
Giulliana Mesquita, da Azul Viagens

Destinos dos EUA mais vendidos pela Azul Viagens:

  • Orlando
  • Miami
  • Las Vegas
  • Los Angeles

“Estamos fazendo reuniões para contratar mais produtos diretamente. Acabamos de anunciar a integração com a BWH Hotels, por exemplo, e outras novidades virão”, relata Giulliana.

BWT OPERADORA

"Este ano, apresentamos uma equipe ampliada, além do Bruno Delfini, gestor de Produtos Internacionais, temos a presença do nosso CEO, Adonai Arruda Filho. Dada a relevância da feira e considerando os Estados Unidos como um dos nossos principais produtos, revisamos nossa estratégia e optamos por participar como um trio", reforçou o diretor geral da BWT, Gabriel Cordeiro.

PANROTAS/Artur Andrade
Gabriel Cordeiro, da BWT
Gabriel Cordeiro, da BWT

Destinos dos EUA mais vendidos pela BWT:

  • Flórida (Orlando, Miami, Tampa, St. Pete/Clearwater)
  • Nova York
  • Tennessee, Louisiana e Mississipi registraram um crescimento expressivo no 1° trimestre do ano

Tendências:

  • Sul dos Estados Unidos
  • St. Pete/Clearwater
  • Tampa Bay
  • Rota da Música (Chicago, Indianápolis, Nashville, Memphis e Nova Orleans)

"As vendas e demandas para os Estados Unidos permanecem consistentes e robustas. A proximidade geográfica entre o Brasil e os EUA, juntamente com a ampla disponibilidade de voos, contribui para manter uma demanda contínua. Um dos principais desafios para aumentar as vendas de destinos nos Estados Unidos para os brasileiros está em expandir a variedade de opções além dos destinos já consolidados no mercado. Isso requer um esforço promocional mais robusto e parcerias mais sólidas com companhias aéreas americanas, especialmente com um foco em destinos menos explorados", explica Cordeiro.

CVC CORP

"Estamos em um ano muito especial de vendas para vendas de EUA, nosso objetivo é justamente ampliar nosso portfólio com negociações diretas e ter cada vez mais ações em parceria com todos os destinos americanos. Buscamos também nos aproximar ainda mais das lideranças internacionais das locadoras de carros e mostrar a transformação pela qual a CVC está passando", disse a diretora de Vendas da CVC Corp, Paula Rorato.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Paula Rorato, da CVC Corp
Paula Rorato, da CVC Corp

Destinos dos EUA mais vendidos pela CVC Corp:

  • Orlando
  • Miami
  • Nova York
  • Las Vegas

Tendências:

  • Destinos da Flórida
  • Novos atrativos de Nova York e Las Vegas
  • Roadtrips na Califórnia

"Sem dúvidas esse é o ano dos Estados Unidos. A retomada da oferta de voos e o final da grande espera para a emissão de novos vistos já reflete em nossas vendas. Este ano até aqui a CVC Corp cresce duplo digito em relação ao ano passado. Em especial neste mês de maio, com o aniversário CVC e com as promoções que temos negociado, o crescimento esperado é acima de 25%. Com destaque especial para Orlando que cresce acima de 50%, vemos também um crescimento expressivo de 50% nas locações", complementou.

DIVERSA TURISMO

"As vendas dos Estados Unidos têm crescido desde outubro de 2023. Os clientes estão buscando por novos destinos e experiências, incluindo imersão, wellness, gastronomia, em grupos e em família", explica a gestora de Produtos Internacionais da Diversa, Georgia Mariano.

PANROTAS/Artur Andrade
Georgia Mariano, da Diversa
Georgia Mariano, da Diversa

Destinos dos EUA mais vendidos pela Diversa:

  • Orlando
  • Kissimmee
  • Miami
  • Nova York
  • Las Vegas
  • Los Angeles

Tendências:

  • Nova Orleans
  • Tampa Bay
  • Nashville
  • St. Pete/Clearwater
  • Santa Mônica
  • San Diego

"A taxa do visto e a alta do dólar ainda fazem alguns clientes repassarem viajar para os EUA", elucida Georgia.

EASY TRAVEL SHOP

"As expectativas com a feira são de ampliar nosso portfólio de experiências em contratação direta para os destinos mais procurados pelos brasileiros e trabalhar em parcerias com novos destinos para os brasileiros em diversos nichos como: outdoor e parques, destinos culturais, gastronomia e esportes", explicou a diretora de Produtos e Operações da ETS, Bárbara Picolo.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Bárbara Picolo, da ETS
Bárbara Picolo, da ETS

Destinos dos EUA mais vendidos pela ETS:

  • Miami
  • Orlando
  • Tampa
  • St. Pete/Clearwater
  • Nova York
  • Las Vegas
  • Los Angeles
  • San Diego
  • San Francisco
  • Nova Orleans
  • Memphis
  • Nashville

Tendências:

  • Experiências esportivas
  • Wellness e bem-estar
  • Compras
  • Gastronomia
  • Parques

"As vendas vão muito bem. O bilhete aéreo ainda está caro, mas recomendamos comprar com antecedência para conseguir bons preços", concluiu Bárbara.

EHTL

"Estamos trabalhando no desenvolvimento de novos pacotes de Lazer e buscamos por parceiros para lançar roteiros diferenciados. Também queremos promover as viagens de grupos corporativos", afirmou o diretor de Produtos e Operações da EHTL, Roberto Araújo.

PANROTAS/Victor Fernandes
Gustavo Nappo e Roberto Araújo, da EHTL
Gustavo Nappo e Roberto Araújo, da EHTL

Destinos dos EUA mais vendidos pela EHTL:

  • Nova York
  • Orlando
  • Miami
  • Chicago
  • Houston
  • Washington

Tendências:

Roteiros combinados, por exemplo, Miami, Fort Lauderdale e St. Pete/Clearwater, ou Orlando e Tampa Bay.

"Registramos um crescimento de 16% em relação a 2023. Queremos chegar até o final do ano com 30% de crescimento. Acreditamos que quanto mais os brasileiros comprarem com antecedência, melhor para eles", concluiu Araújo.

EZLINK

"As inovações que a equipe EzLink traz para esta edição do IPW são novas ferramentas tecnológicas, que nos permitem agregar mais redes hoteleiras e hotéis independentes americanos ao nosso portfólio exclusivo. Esta é a nossa 11ª participação na feira e as expectativas são altas", assegurou o diretor geral da EzLink, Leonardo Segantin.

PANROTAS/Guilherme Alcorta
Leonardo Segantin, da EzLink
Leonardo Segantin, da EzLink

Destinos dos EUA mais vendidos pela EzLink:

  • Orlando
  • Flórida
  • Nova York
  • Miami
  • Las Vegas
  • Nevada
  • Los Angeles

Tendências:

  • Crescimento dos destinos Missouri, Ohio, Geórgia e Texas
  • Experiências locais

"Na EzLink, as pesquisas e reservas para os Estados Unidos continuam no nosso Top 5 de vendas e esperamos um crescimento acumulado de 4% no ano em comparação com 2023. Estamos limitados pelo número de assentos aéreos, como qualquer um de nós pode constatar nas nossas próprias viagens, todos os voos para os Estados Unidos estão completamente lotados", complementou Segantin.

Frt Operadora

"Estar no IPW é de extrema importância para a Frt Operadora. Temos a possibilidade de nos reunir e conhecer novos produtos, estreitar relações com nossos fornecedores e alinhar estratégias com os destinos", destacou a diretora de Produtos da FRT, Thaís Machado.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Thaís Machado, da Frt
Thaís Machado, da Frt

Destinos dos EUA mais vendidos pela Frt:

  • Flórida
  • Nova York
  • Las Vegas
  • Los Angeles
  • Chicago
  • San Francisco

Tendências:

  • Experiências
  • Viagens de motorhome
  • Turismo Esportivo

"Registramos um aumento de 35% de crescimento nas vendas dos destinos dos Estados Unidos em relação ao mesmo período do ano passado. Estamos apostando em mais tecnologias, trazendo mais conexões, tickets, locação de casas e atrações com o objetivo de facilitar as vendas dos agentes de viagens", complementou Thaís.

INTEREP

"A Interep está presente na maior feira de Turismo do mercado americano, desta vez pertencendo ao Grupo Mondee. O mercado americano está entre os mais vendidos pela Interep e, com certeza, esses dois pontos destacados proporcionam uma abordagem e posicionamento diferenciados juntos aos atuais e novos parceiros", afirmou a diretora de Planejamento Estratégico da Interep, Mariana Hecksher.

PANROTAS/Victor Fernandes
Mariana Hecksher e Melissa Rosa, da Interep
Mariana Hecksher e Melissa Rosa, da Interep

Destinos dos EUA mais vendidos pela Interep:

  • Orlando
  • Miami
  • Nova York
  • Washington, DC

Tendências:

  • Las Vegas

"Os Estados Unidos acabam de divulgar que o Brasil foi o quinto maior emissor de turistas para o país em 2023. Isso naturalmente refletiu nas vendas da Interep no ano passado, principalmente pelos Estados Unidos serem um dos principais destinos de vendas. No pós-pandemia tivemos um incremento ainda maior pela demanda reprimida de brasileiros", reforçou Mariana.

Lusanova

"Ficamos muito entusiasmados com a feira, pois foi a estreia da Lusanova. Temos ampliado nossa atuação em diversos destinos no mundo e, naturalmente, os Estados Unidos estão entre os nossos TOP 5 de vendas. Reafirmar nosso compromisso com os atuais parceiros norte-americanos e buscar por novos negócios e produtos foram o foco nesta edição do IPW", reforçou o responsável por Produtos Américas, Marcio Oliveira.

PANROTAS/Artur Andrade
Marcio Oliveira, da Lusanova
Marcio Oliveira, da Lusanova

Destinos dos EUA mais vendidos pela Lusanova:

  • Circuitos
  • Flórida
  • Nova York
  • Centro Oeste
  • Parques temáticos

Tendências:

  • Circuitos com guias

"O principal impasse para os brasileiros ainda é a exigência do visto e as dificuldades inerentes à emissão dele, como tempo de espera, falta de capilaridade de bases consulares em mais cidades do Brasil, entre outros", completou Oliveira.

MAGIC BLUE

"Participamos do IPW desde 2017 e a cada edição estreitamos o relacionamento com novos parceiros, além dos atuais. Nossa expectativa para a feira é desenvolver novos destinos tanto para os nossos grupos de lazer, MICE e FIT, entre Califórnia, NY e arredores da Flórida", afirmou a fundadora da Magic Blue, Joice Ferreira.

PANROTAS/Artur Andrade
Joice Ferreira e Paulo Soares, da Magic Blue
Joice Ferreira e Paulo Soares, da Magic Blue

Destinos dos EUA mais vendidos pela Magic Blue:

  • Orlando (ingressos para os parques, hospedagem e aluguel de carro)

Tendências:

  • Experiências customizadas
  • Gastronomia
  • Hotéis boutiques

"Na Magic Blue, os EUA representam 95% da nossa demanda, o que indica como esse mercado é forte para nós. Por isso, estamos com a expectativa de alcançar o mesmo número de vendas de 2019, até o final do ano de 2024", complementou Joice.

MOBILITY

"Nossa participação no IPW é gratificante, especialmente com o notável aumento nas vendas para os EUA nos primeiros quatro meses deste ano. Anunciamos o lançamento de nosso novo portal institucional, que inclui um blog repleto de sugestões de roteiros de viagens de carros pelos Estados Unidos", divulgou a diretora de Operações da Mobility, Michelle Tonon.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Michelle Tonon, da Mobility
Michelle Tonon, da Mobility

Destinos dos EUA com mais locação de veículos pela Mobility:

  • Miami
  • Orlando
  • Los Angeles
  • San Francisco
  • Temporada de neve no Colorado

"Estamos observando tendências promissoras no mercado, especialmente com a aceleração da liberação de vistos e o aumento na oferta de voos para os EUA. Prevemos um aumento de 20% nas vendas neste ano, principalmente por mais acessibilidade e facilidade para os viajantes", destacou Michelle.

MONDIALE

"Nossas expectativas com a feira são enormes. Além de reforçar nossos laços e relacionamentos com fornecedores de longa data, estamos sempre em busca de algo diferente e inovador para nossas agências", destacou o diretor da Mondiale by Ancoradouro, Edson Ruy.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Edson Ruy, da Mondiale
Edson Ruy, da Mondiale

Destinos dos EUA mais vendidos pela Mondiale:

  • Flórida
  • Nova York
  • Califórnia
  • Las Vegas

Tendências:

  • Cruzeiros marítimos
  • Neve
  • Parques

"As vendas e demandas para os EUA estão em crescimento. Neste momento, estamos focados em criar novos produtos para aproveitar essa demanda em ascensão. Os principais impasses para vender ainda mais os EUA para os brasileiros são o visto, que embora tenha melhorado em agilidade, ainda pode ser um fator de impasse, e os voos", esclareceu Ruy.

NICE VIA APIA

"Sempre saímos do IPW com grandes parcerias. É uma feira onde encontramos parceiros e desenvolvemos negócios. Temos clientes que todos os anos viajam para os mesmos destinos dos Estados Unidos por causa da conveniência, mas estamos desenvolvendo treinamentos para promover lugares não tão conhecidos pelos brasileiros", expôs

PANROTAS/Beatriz Contelli
Lucia Duarte e Lucia Motta, da Nice Via Apia
Lucia Duarte e Lucia Motta, da Nice Via Apia

Destinos dos EUA mais vendidos pela Nice Via Apia:

  • Flórida
  • Nova York

Tendências:

  • Califórnia
  • Rota da Música (Chicago, Indianápolis, Nashville, Memphis e Nova Orleans)

"Uma das principais dificuldades em vender mais Estados Unidos é a parte aérea. O Rio de Janeiro perdeu muitos voos, estamos retornando agora com preços mais competitivos", concluiu Lucia.

ORINTER

"Consideramos o IPW uma das feiras mais importantes do ano para relacionamento com nossos parceiros nos Estados Unidos e a busca de novas oportunidades nos destinos que participam. Nossa expectativa é aumentar ainda mais o número de brasileiros que viajam para estas localidades", explicou a diretora de Operações e Produtos Internacionais, Giovanna Paulineli.

PANROTAS/Victor Fernandes
Giovanna Paulineli e Jorge Souza, da Orinter
Giovanna Paulineli e Jorge Souza, da Orinter

Destinos dos EUA mais vendidos pela Orinter:

  • Orlando
  • Miami
  • Nova York
  • Las Vegas
  • Los Angeles

Tendências:

  • Boston
  • Washington
  • Filadélfia
  • Havai
  • Califórnia (San Francisco e Los Angeles)
  • Nevada
  • Las Vegas
  • Texas

"Temos a expectativa de fechar o ano com mais de 20 mil passageiros para a Flórida e mais de 30 mil em todo os Estados Unidos. As vendas estão melhorando muito, principalmente com a adequação da malha aérea em função da demanda e a flexibilização para a emissão dos vistos aos brasileiros, esperamos ter um crescimento de 35% para os próximos meses", disse Giovanna.

SCHULTZ

"Participamos do IPW com a mente aberta para novos produtos, atualizações e para aprofundar e ampliar a oferta dos destinos que já oferecemos", afirmou a gerente de Produtos Internacionais da Schultz, Ana Maria Moreschi.

PANROTAS/Flávio de Sica
Ana Maria Moreschi, da Schultz
Ana Maria Moreschi, da Schultz

Destinos dos EUA mais vendidos pela Schultz:

  • Flórida
  • Califórnia
  • Nova York
  • Las Vegas
  • Chicago
  • Nova Orleans

"A tendência é explorar mais do que apenas o tradicional, complementando a viagem com destinos menos conhecidos e diferentes."

SMILES VIAGENS

"É a primeira vez da Smiles no IPW. Viemos apresentar nossa empresa e aumentar nossa rede de parceiros focando Estados Unidos e outros locais. Hoje os EUA já correspondem a 32% da nossas vendas no Internacional", explica o diretor da Smiles Viagens, Rodrigo Possatto.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Rodrigo Possatto, da Smiles
Rodrigo Possatto, da Smiles

Destinos dos EUA mais vendidos pela Smiles:

  • Orlando
  • Miami
  • Nova York
  • Las Vegas

"As tendências que esperamos e que cada vez mais os brasileiros explorem os EUA com destinos além dos mais tradicionais, e um país muito rico em cultura, tecnologia e compras. As demandas aumentam a cada dia e o brasileiro está procurando diversificar os destinos dentro do país. Isso faz com que tenhamos que ter um portfólio cada vez mais repleto de opções e experiências", completou Possatto.

VIAGENSPROMO

"Participamos do IPW pela segunda vez e tivemos uma agenda bem planejada com aproxidamente 50 reuniões com órgãos de Turismo, receptivos, hoteis, locadoras de carros. Tudo isso para reafirmar os acordos que já temos, e claro, buscar novas parcerias para diversificar e enriquecer nossa prateleira de EUA", ressalta o especialista de Produtos Internacionais da ViagensPromo, Celso Borges.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Celso Borges, da ViagensPromo
Celso Borges, da ViagensPromo

Destinos dos EUA mais vendidos pela ViagensPromo:

  • Orlando
  • Nova York
  • Las Vegas
  • Califórnia

Tendências:

  • Motorhomes
  • Circuitos com Harley-Davidson
  • Tampa Bay
  • St. Pete/Clearwater
  • Crystal River

"As vendas os EUA vão muito bem. Hoje o destino está em nosso top 5 de vendas no internacional. Estamos trabalhando bastante para atender a demanda que tem sido muito boa."

A PANROTAS viaja a convite da US Travel e com seguro viagem GTA.

Tópicos relacionados