Da Redação   |   24/07/2019 12:04   |   Atualizada em 24/07/2019 12:07

Podemos ter 30 milhões de turistas em 2030?

Projetando os dispêndios em torno de US$ 3 mil por viagem e estada de 15 dias médios, poderia significar um aumento de US$ 70 bilhões em receitas

Artigo escrito pelo fundador e diretor-geral do Grupo GS&, Marcos Gouvêa de Souza.

Muito ambicioso. Nos últimos anos, com Copa, Olimpíadas e tudo mais, o total de turistas recebidos por ano no Brasil no período tem oscilado em torno de 6,6 milhões, com leve aumento em 2018, e dos quais, 61% da América do Sul.

Mas sempre é preciso lembrar que esse número é apenas um pouco maior do que a Argentina recebe e muito inferior aos 84,5 milhões da França, aos 68,2 da Espanha, ou os 77,5 dos Estados Unidos, os maiores destinos do mundo. O México recebe 32,1 milhões, beneficiado pela proximidade com Estados Unidos, mas a Rússia recebeu 31,3 milhões. A Malásia, para falarmos de outra geografia, recebe 25,7 milhões de turistas.

A explicação clássica é que estamos fora do eixo geográfico dos fluxos turísticos mais intensos que envolvem o hemisfério norte do mundo. Melhor seria dizer que estávamos fora do eixo global. O fluxo turístico mundial nos próximos anos terá profundas mudanças com o deslocamento econômico global envolvendo a Ásia e outras economias emergentes.

Riotur / Alexandre Macieira
Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais reconhecida internacionalmente
Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais reconhecida internacionalmente
Só de chineses serão 150 milhões por ano visitando pontos de interesse global. E a classe média e rica da Índia já conta com mais de 350 milhões de pessoas que, gradativamente, também começarão a viajar mais. Num primeiro momento claramente visitarão os destinos turísticos mais tradicionais. mas, de forma gradativa, irão diversificar seus destinos em busca do novo, do inusitado, do único e do que possa despertar diferentes interesses.

Relevante considerar que existe uma clara correlação entre amadurecimento de uma população em termos de hábitos e consumo e o deslocamento de seus dispêndios da aquisição de bens para a aquisição de mais serviços, entre eles, educação, lazer, saúde, entretenimento e viagens. É uma constatação econômica advinda da análise do PIB de diferentes países, desenvolvidos e emergentes.

E quando falamos de Turismo temos que considerar todas as suas modalidades que envolvem, entre outras, o religioso, de esportes, de medicina, de negócios, de eventos, de saúde, lazer, entretenimento, sustentabilidade, aventura, cultural e muitos outros. É frustrante, para dizer o mínimo, que um País com as dimensões e atrativos que o Brasil tem, apontado como o de maior potencial em recursos naturais no mundo, segundo o estudo The Travel & Tourism Competitiveness, e sendo uma das dez maiores economias globais, esteja apenas no 27º lugar no ranking de destinos turísticos no mundo.

Divulgação
Como em muitas outras situações, não é uma questão de falta de recursos, mas de aplicação de recursos e foco. Tem tudo a ver com competência, planejamento e excelência na execução. Já foram feitos inúmeros projetos, pesquisas, campanhas e consultorias e continuamos patinando nos mesmos patamares. Enquanto isso, somos cada vez mais a viajar e gastar mais no Exterior, na contramão do que deveria acontecer.

A começar pelo fato de que o Ministério do Turismo tem sido nos últimos vários anos moeda de troca nas composições políticas e não administrado com a ambição de uma transformação radical nessa área. Nada deveria justificar que não estivesse integrado em todo o esforço econômico de geração de receitas para o País, e como tal, ligado também ao Ministério da Economia.

É verdade que nossa infraestrutura ainda é deficitária, que os portos e aeroportos deixam muito a desejar, que o número de hotéis ligados às grandes redes internacionais seja insuficiente, que o Turismo receptivo seja pouco desenvolvido e que muito haja ainda por melhorar em todas essas e muitas outras frentes. Daí a importância da visão, do projeto e do planejamento.

Temos um conjunto de elementos naturais impressionante, dos mais privilegiados do mundo quando, cada vez mais, a natureza e a sustentabilidade são valorizadas. Temos música, cultura, arte, tradições, esporte, medicina, moda, vida social intensa nas grandes cidades e atrações permanentes que inspiram o mundo. Até cambio favorável para muitos serviços.

O que nos falta é orquestrar tudo isso para alavancar o fluxo turístico de forma consistente para além da liberação de visto para viajantes de alguns países. Ajuda, mas é muito pouco. É preciso pensar grande e de forma ambiciosa com a visão de buscarmos alcançar 30 milhões de turistas até 2030. Rússia e México poderiam ser as referências quantitativas. Mas como tudo que é relevante no mundo atual, não deveria ser um esforço isolado de quem quer que seja. Deveria integrar numa inusitada coalizão o próprio governo federal, governos estaduais, cidades, agências e operadoras de viagens, companhias aéreas e de navios, além de empresas e bandeiras de cartões de crédito, seguradoras, locadoras e muitos mais.

Os custos atuais de pesquisas, campanhas e ações de comunicação e promoção, com o uso mais racional das mídias digitais, podem tornar possíveis uma ambiciosa e segmentada transformação na área de Turismo, deixando o País de ser exportador de divisas para criar uma balança comercial positiva e relevante.

Simplesmente projetando os patamares atuais de dispêndio em torno de US$ 3 mil por viagem e estada de 15 dias médios, poderia significar um aumento dos atuais US$ 20 bilhões para US$ 90 bilhões de receitas. Os 30 milhões de turistas em 2030 podem não ser apenas um sonho. Mais do que uma questão de ambição, é uma questão de visão e capacidade de realização.

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