Marcel Buono   |   28/11/2019 14:17   |   Atualizada em 28/11/2019 15:47

Glória Guevara analisa Turismo no Brasil e no mundo

CEO do WTTC conversou com a PANROTAS sobre alguns desses obstáculos, como superá-los, e ainda analisou o desenvolvimento do setor na América Latina

Divulgação/WTTC
Glória Guevara, presidente e CEO do WTTC
Glória Guevara, presidente e CEO do WTTC
Responsável pela geração de milhões de empregos por ano e por uma fatia importante do PIB global, o Turismo tem sempre novos desafios para superar. Presidente e CEO do World Travel & Tourism Council (WTTC), Glória Guevara conversou com a PANROTAS sobre alguns desses obstáculos, como superá-los, e ainda analisou o desenvolvimento do setor na América Latina e no Brasil em um cenário de contribuição entre os setores público e privado.

A primeira parte da entrevista exclusiva já está disponível na quarta revista da série especial de 45 anos da PANROTAS. Abaixo, leia uma prévia do bate-papo:

REVISTA PANROTAS – Quais são os papeis dos setores privado e público no desenvolvimento da indústria do Turismo e por que eles deveriam trabalhar em conjunto?

GLÓRIA GUEVARA – Viagens e Turismo são um dos maiores – por isso, dos mais importantes – setores, representando um em cada dez empregos e gerando 10,4% do PIB global. E mais, nos últimos cinco anos, um em cada 5 novos empregos no planeta foram neste setor. Nós do World Travel & Tourism Council (WTTC) prevemos que o PIB crescerá em uma média de 3,8% por ano e contribuirá em 10 milhões de novos empregos por ano na próxima década, criando 100 milhões de novas posições. Esse crescimento depende do setor privado ter negócios otimistas e ambiente legislativo para operar. Governos em nível nacional, regional e municipal têm o poder de implementar boas políticas públicas, investir e promover seus destinos.

Construir coligações com e entre os setores público e privado é essencial para o Turismo crescer de uma maneira sustentável. Os governos que acolhem e incentivam a participação do setor privado no planejamento estratégico e na formulação de políticas estão ajudando a garantir um desenvolvimento mais equilibrado de viagens e Turismo para o futuro.

RP – Quais são os principais desafios enfrentados hoje pelo setor de viagens e Turismo? Mencione também como o mercado de Turismo deve lidar com políticas internacionais, políticas de vistos, medidas de segurança e mudanças climáticas.

GLÓRIA – Com mudanças geopolíticas e geoeconômicas e uma crescente preocupação com a segurança física e digital, a segurança e a facilitação de viagens são essenciais para que o setor implemente tecnologias capacitadoras, como biometria, para garantir viagens seguras e contínuas através das fronteiras internacionais no século 21.

Embora nenhum destino ou empresa esteja imune a crises, sejam de terrorismo, desastres naturais, epidemias ou instabilidade política, o setor de Viagens e Turismo continua a provar sua tremenda resiliência. Para garantir o crescimento sustentável a longo prazo do setor, é necessário continuar aprimorando sua preparação, gerenciamento e recuperação de crises para mitigar o impacto das mesmas e melhorar a capacidade de resposta para que as comunidades possam se recuperar rapidamente.

Pixabay
O setor de viagens e Turismo também precisa implementar mais iniciativas de adaptação e mitigação para enfrentar as mudanças climáticas e os desafios mais amplos de sustentabilidade, a fim de promover o crescimento sustentável. Como muitos destinos turísticos estão próximos de linhas costeiras cada vez mais expostas e o setor contribui significativamente com as emissões de carbono, devemos desempenhar nosso papel na redução das emissões de atividade humana para o zero até 2050.

Outros desafios incluem o crescimento do número de visitantes em alguns destinos altamente populares e a necessidade da força de trabalho do Turismo para continuar desenvolvendo as habilidades necessárias no mundo em constante mudança de hoje dos desenvolvimentos tecnológicos.

Vemos esses desafios como oportunidades para o crescimento do nosso setor. Queremos ser um impulsionador do crescimento sustentável, conectando pessoas e permitindo que elas viajem, de onde vierem, enquanto garantimos segurança. Para transformar esses desafios em oportunidades, é necessária a colaboração entre os setores público e privado, bem como as comunidades locais. Uma colaboração com metas e objetivos claros.

Tópicos relacionados