Victor Fernandes   |   21/06/2021 12:50   |   Atualizada em 22/06/2021 11:07

CEO da Lufthansa desenha futuro próspero para aviação após pandemia

Carsten Spohr comentou sobre o impacto da pandemia e as prioridades nesse momento de retomada

Divulgação/Lufthansa
Carsten Spohr, CEO da Lufthansa
Carsten Spohr, CEO da Lufthansa
O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, concedeu entrevista, divulgada pela Iata, para comentar sobre o impacto da pandemia na empresa assim como as prioridades nesse momento de retomada. Ao comentar sobre o impacto da pandemia, Spohr afirmou que a Lufthansa vinha de alguns dos seus melhores anos, e ainda assim, isso não foi suficiente para proteger a empresa, mas felizmente "o fascínio das pessoas por voar não diminuiu, só aumentou".

"Imediatamente começamos a conversar com os governos porque a situação precisava ser estabilizada rapidamente. Isso começou com o governo alemão, mas é claro que falamos com os governos locais de todas as transportadoras do Grupo Lufthansa. Cada governo adotou uma abordagem diferente para isso. Mas a prontidão e a vontade de salvar as companhias aéreas foram indiscutíveis em todos os casos", explicou. Spohr também afirmou comemorar cada retomada de serviço realizada.

O executivo também comentou sobre o programa ReNew, que foi projetado para priorizar transformações digitais e ambientais. "Mesmo antes da pandemia, a digitalização e a sustentabilidade estavam transformando a maneira como fazemos negócios. O covid-19 apenas acelerou o processo. Nosso programa ReNew visa aproveitar essa oportunidade. Mas isso é mais do que apenas outra reorganização. É deliberadamente nomeado porque há um elemento de novo nisso", disse.

Entre as principais mudanças nesse novo contexto, o CEO apontou as expectativas dos clientes. "Na minha opinião, a tendência para menos contato e o desejo por mais espaço não vão embora. Os clientes valorizarão o espaço, especialmente em voos de longa distância. Isso fará com que as pessoas passem da econômica para a econômica premium e daí para a classe executiva. Acabaremos conquistando novos viajantes da classe executiva", afirmou.

Spohr também comentou sobre a sustentabilidade na aviação e sua importância. De acordo com o CEO, a aviação deve reconhecer sua responsabilidade ambiental, mas também precisa ser transparente e comunicar suas conquistas. Entre estas conquistas, ele apontou o trabalho com parceiros para desenvolver combustíveis de aviação sustentáveis e a modernização da frota com aeronaves que emitem 20% a 30% menos CO2 e são até 50% menos barulhentas.

Olhando para o futuro, Spohr foi otimista e arriscou uma previsão. "Hesito em fazer uma previsão detalhada porque todos se enganaram nesta crise. Mas eu compartilho a crença de que em meados da década de 2020 a aviação terá se recuperado totalmente. E então será uma indústria mais sustentável e mais segura, em parte por causa da pressão externa, mas principalmente por causa de nosso próprio desejo de melhorar", concluiu.

Confira a entrevista completa.

Tópicos relacionados