Janize Colaço   |   27/08/2018 13:45

Conheça os principais micos geográficos do viajante brasileiro

A pesquisa foi feita com 500 brasileiros 

Divulgação/Clem Onojeghuo

Embora um número alto de brasileiros acredite que têm um bom conhecimento em geografia, a realidade pode não ser exatamente essa. Segundo um recente estudo realizado pela British Airways, apesar de 61% dos entrevistados considerarem seus conhecimentos geográficos entre "bom" e "excelente", constatou-se que 55% não sabem quantos continentes existem no mundo.

A pesquisa vai além, e ainda demonstra que 58% não sabe por quais países se estendem os Alpes e 26% não sabem em qual país fica o Taj Mahal (Índia). Dos 500 brasileiros que foram submetidos ao teste, 24% não sabem que a Europa é um continente e 30% não sabem que Budapeste é a capital da Hungria.

Ainda segundo os resultados deste estudo, 7% dos brasileiros afirmaram que a língua falada no País é o “brasileiro” ou latim. Em contrapartida, os entrevistados tiveram desempenho positivo em outras questões: 86% identificaram Washington DC como a capital dos Estados Unidos e 90% sabem que o deserto do Saara é o maior do mundo.

A pesquisa foi realizada com viajantes de 13 países e contou com a opinião de mais de nove mil pessoas. Neste estudo, os pesquisadores descobriram que 80% dos entrevistados se consideram “bem viajados” e, em média, os brasileiros visitaram quatro países.

Dentre os principais apontamentos da pesquisa, a companhia ainda destacou os seguintes dados:
  • 12% dos brasileiros entrevistados afirmaram que o México faz parte da América do Sul;
  • 32% dos russos e 43% dos americanos não sabem que o português é a língua falada no Brasil;
  • três a cada 100 britânicos acreditam que o Reino Unido é um dos continentes.

Tópicos relacionados