Juliana Monaco   |   06/05/2020 10:00   |   Atualizada em 27/11/2020 16:35

Turismo de luxo sofrerá perda de 60 bilhões de euros em 2020

A Revista PANROTAS divulgou estudos que analisaram o atual momento do setor e as tendências pós-pandemia.


Alexandre Chambon/Unsplash
39% dos profissionais do setor no Brasil acreditam que o mercado retomará em agosto
39% dos profissionais do setor no Brasil acreditam que o mercado retomará em agosto
Desde os primeiros estágios da pandemia de covid-19, a indústria do Turismo de luxo tem sido fortemente impactada. Além da crise de saúde pública, a pandemia representa uma séria ameaça financeira ao setor, colocando milhares de empregos em risco. Na edição 1.421, a Revista PANROTAS divulgou estudos de mais de três fontes que analisaram o atual momento do setor e as tendências pós-coronavírus.

A ILTM, dona de um robusto portfólio de eventos para o segmento de viagens de luxo, encomendou um relatório à Borton Consulting para sustentar o verdadeiro valor das viagens de luxo para pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo. A pesquisa indica que o setor de luxo está avaliado em US$ 2,05 trilhões e 105,9 milhões de pessoas são diretamente empregadas em viagens pelo mundo. Dos 50 países que mais recebem turistas, a média de contribuição do setor para o PIB é de 10,9%.

"Queríamos contribuir com nossa indústria e fornecer algumas novas informações, fatos e números que, esperemos, consolem aqueles que sofreram e sofrem em nossa indústria. Quando for a hora certa, um novo futuro surgirá e a ILTM estará aqui como catalisador, por mais que essa jornada demore", afirmou a diretora de Portfólio da ILTM, Alison Gilmore.

RETOMADA DO SETOR

A consultoria Bain & Company fez um estudo completo sobre o segmento e prevê, para 2020, uma contração entre 22% e 25% do Turismo de luxo global - o que representa uma perda de aproximadamente 60 a 70 bilhões de euros. De acordo com a pesquisa da LatsClub, 39% dos profissionais do Turismo de alto padrão no Brasil acreditam que o mercado vai retomar em agosto.

Considerando os indicadores macroeconômicos mundiais, o levantamento da Bain & Company revela três os possíveis cenários para este ano. O primeiro pressupõe uma recuperação crescente da demanda no segundo semestre, limitando a contração geral do mercado de 15% a 18%. No segundo, o mercado diminuiria entre 22% e 25%, permanecendo no negativo até o quatro trimestre. Já o terceiro prevê um declínio entre 30% e 35% devido à extensão do período de queda nas vendas.

TENDÊNCIAS PÓS-PANDEMIA

O presidente da MCF Consultoria e um dos mais respeitados especialistas do mercado de luxo na América Latina, Carlos Ferreirinha; a sócia fundadora e CEO da Prime Tour, Marina Gouvêa; e dois sócios diretores da empresa de luxo, Valéria Carneiro e Maurice Padovani, inauguraram a série de lives Prime Time no Portal PANROTAS, com apoio da R1. Os webinars, que podem ser vistos aqui no Portal ou em nossa página do Facebook, abordam as tendências e oportunidades das viagens de luxo pós-pandemia.

Entre as tendências abordadas estão a sensibilidade ao preço, o engajamento digital, a preocupação com a saúde e novos desejos de viagens. Além disso, o estudo da Bain & Company revelou as cinco tendências de consumo para além de 2020, como a forte retomada da China, as compras online, a maior consciência ambiental e social, a nova mentalidade de compra dos consumidores e a necessidade de inclusão pelas marcas de luxo.

Leia a matéria completa na edição digital abaixo (p. 20) para saber mais sobre o cenário atual e as tendências após a retomada do Turismo de luxo.

Tópicos relacionados