Juliana Monaco   |   22/10/2020 17:50   |   Atualizada em 22/10/2020 18:01

Pesquisa revela 8 insights para você aproveitar a retomada do Turismo

A pesquisa do TRVL LAB traz oito insightis para que o mercado tome decisões mais assertivas


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Entender o perfil do consumidor e desenhar a jornada do cliente são insights para melhorar a tomada de decisão
Entender o perfil do consumidor e desenhar a jornada do cliente são insights para melhorar a tomada de decisão
A pesquisa inédita realizada pela ELO e o TRVL LAB (parceria da PANROTAS com a MAPIE), lançada hoje (22) em live no Portal PANROTAS, traz oito insights para que as empresas e profissionais da indústria possam ter mais referências em suas decisões e planejamentos. Com mediação do editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, a live contou com a participação de Marcelo Marques, diretor de Desenvolvimento de Negócios da ELO; Carolina Sass de Haro, diretora da TRVL LAB e da MAPIE; Renata Esteves, diretora de Marketing B2B da CVC Corp; e Sabrina Salgado, gerente de Marketing da Latam Airlines Brasil.

O primeiro insight apresentado é que o brasileiro é apaixonado por viagem e a quarentena só aumentou essa necessidade de sair para relaxar, espairecer, aprender, conhecer pessoas e compartilhar experiências. Por isso, é importante redesenhar os produtos e serviços para atender às viagens regionais de curta duração e com baixa antecedência de reserva para aproveitar as características do momento.

Renata Esteves explica como a CVC Corp tem atuado para facilitar o trabalho do agente de viagens. “Estamos redesenhando os nossos serviços e trabalhado na integração de sistemas com o conceito one-stop-shop. O nosso objetivo é que os agentes possam atender seus clientes com bastante agilidade”, afirma.

Outra tendência é a valorização da cultura, dos produtos e serviços locais, que foi acelerada pelo momento que estamos vivendo. Da mesma forma, as viagens de negócios multipropósito deverão crescer no pós-pandemia, se tornando uma grande oportunidade para os fornecedores especializados no segmento corporativo. Além disso, a pesquisa mostra a necessidade de oferecer autonomia aos viajantes a negócios.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da ELO ressalta a importância dessa autonomia nos meios de pagamento. “Não temos movimentos fortes de retomada das viagens corporativas neste momento. Mas com a pandemia, todo mundo está tendo que se reinventar, mesmo as viagens B2B. Nessa linha, a questão do pagamento é super importante na jornada do cliente, que, muitas vezes, acaba tendo problema no check-out e não consegue finalizar o pagamento. Se eu posso dar uma dica é: cuidado com o check-out e ofereça todas as opções de pagamento para o seu cliente”, afirma.

Além de conhecer os perfis específicos do consumidor para uma tomada de decisão mais assertiva, é necessário desenhar a jornada completa do cliente para que ele viva a experiência que você oferece. Outro insight extremamente importante diz respeito à confiança dos viajantes, que prezam por destinos e empresas que apliquem os protocolos de saúde e segurança de maneira adequada. Por fim, mas não menos importante, está a tendência da viagem sem rótulos, que combina viajar a lazer com negócios.

Em meio a novas tendências, Sabrina Salgado destaca o papel do agente de viagens em todas as etapas da jornada do viajante. “O papel do agente de Turismo é fundamental e vai sempre ser. Indiscutivelmente, vocês são cada vez mais importantes e são pilares fundamentais para fazer esse movimento de retomada acontecer. Até o final do ano chegamos em 60% a 70% de retomada no doméstico, o que vai ajudar os agentes a venderem mais”, ressaltou a gerente da Latam, prometendo para daqui a 40 dias o lançamento de um novo produto que vai unificar toda a jornada do cliente da aérea em um só local, da reserva ao check-in e controle de bagagem.

Baixe a pesquisa completa aqui.

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