Filip Calixto   |   15/01/2021 12:50

Ceperj lança o Observatório Fluminense do Turismo

Com o Observatório, a Ceperj quer oferecer uma ferramenta para gestores públicos e agentes econômicos


Unsplash/Carlos Muza
O Observatório Fluminense do Turismo pretende oferecer uma ferramenta de orientação estratégica para as principais decisões de investimentos
O Observatório Fluminense do Turismo pretende oferecer uma ferramenta de orientação estratégica para as principais decisões de investimentos
Com o objetivo de instrumentalizar investimentos políticos no setor de viagens e Turismo, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) acaba de lançar o Observatório Fluminense do Turismo. A ideia é que a nova faceta da fundação seja utilizada para medir o impacto da atividade turística na economia fluminense e elabore estratégias para construir ações que fortaleçam esse mercado.

O primeiro estudo técnico e a ideia do observatório surgiram de uma solicitação da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) - o material está disponível https://bit.ly/38BR3Yl.

A partir do resultado, o trabalho começou a ser desenvolvido, com ênfase na análise da taxa de retorno de capital investido na estrutura produtiva das atividades relacionadas ao turismo e dos impactos econômicos positivos ou negativos dessa indústria nos municípios do Estado.

Para atender a este fim, o projeto propõe a estruturação e a sistematização de informações e conhecimentos a respeito da realidade e das potencialidades da economia do Turismo no Estado do Rio de Janeiro, de forma a subsidiar e instrumentalizar os investimentos e as políticas para o setor.

“É imprescindível criar instrumentos de planejamento, de produção de estudos técnicos, temáticos e de gestão capazes de contribuir não só para o aperfeiçoamento e crescimento do turismo no estado, como também para identificar potencialidades e propiciar a geração de empregos diretos e indiretos”, afirma o presidente da Fundação Ceperj, Gabriel Lopes.

O Observatório Fluminense do Turismo pretende oferecer, a gestores públicos e agentes econômicos, uma ferramenta de orientação estratégica e de subsídio para as principais decisões que nortearão investimentos.

Tópicos relacionados