Victor Fernandes   |   04/10/2021 10:50

Vacinas e fronteiras reabertas impulsionam Turismo internacional

54 milhões de turistas cruzaram as fronteiras em julho, sendo os resultados mais fortes desde abril 2020

Wikicommons
Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da OMT
Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da OMT
De acordo com a última edição do Barômetro Mundial do Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT), cerca de 54 milhões de turistas cruzaram as fronteiras internacionais em julho de 2021, uma queda de 67% em relação ao mesmo mês de 2019, mas os resultados mais fortes desde abril de 2020. Isso se compara a uma estimativa de 34 milhões de chegadas internacionais registradas em julho de 2020, embora bem abaixo dos 164 milhões de 2019.

RECUPERAÇÃO MODERADA

A maioria dos destinos relataram dados de junho e julho de 2021 com uma recuperação moderada nas chegadas internacionais em comparação com 2020. No entanto, 2021 continua a ser um ano desafiador para o Turismo global, com as chegadas internacionais caindo 80% em janeiro-julho em comparação com 2019.

A região Ásia-Pacífico continuou com os resultados mais fracos no período de janeiro a julho, com queda de 95% nas chegadas internacionais em relação a 2019. O Oriente Médio (-82%) registrou a segunda maior queda, seguido pela Europa e África (ambos -77%).

As Américas (-68%) tiveram uma queda comparativamente menor, com o Caribe apresentando o melhor desempenho entre as sub-regiões mundiais. Enquanto isso, algumas pequenas ilhas no Caribe, África e Ásia e Pacífico, junto com alguns pequenos destinos europeus, registraram o melhor desempenho em junho e julho, com chegadas próximas ou, às vezes, excedendo os níveis pré-pandêmicos.

CONFIANÇA

Essa melhora foi impulsionada pela reabertura de diversos destinos para viagens internacionais, principalmente na Europa e nas Américas. O relaxamento das restrições de viagem para viajantes vacinados, juntamente com o progresso feito na implementação das vacinas covid-19, contribuiu para aumentar a confiança do consumidor e restaurar gradualmente a mobilidade segura na Europa e em outras partes do mundo. Em contraste, a maioria dos destinos na Ásia permanece fechada para viagens não essenciais.

O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “Há claramente uma forte demanda por Turismo internacional e muitos destinos começaram a receber visitantes de volta com segurança e responsabilidade. No entanto, o verdadeiro reinício do Turismo e os benefícios que ele traz permanecem em espera, visto que regras e regulamentos inconsistentes e taxas de vacinação desiguais continuam a afetar a confiança nas viagens”.

RECEITAS

Embora os destinos continuem a registrar receitas de Turismo internacional fracas nos primeiros sete meses de 2021, vários registraram uma melhora modesta em junho e julho, e alguns até superaram as receitas de 2019. Entre os destinos maiores, o México obteve aproximadamente as mesmas receitas de Turismo em junho de 2021 como em 2019 e em julho apresentou um aumento de 2% em relação a 2019.

O mesmo é válido para viagens de ida. Entre os maiores mercados, a França (-35%) e os Estados Unidos (-49%) tiveram uma melhora significativa em julho, embora os gastos com Turismo ainda estivessem bem abaixo dos níveis de 2019.

FUTURO

As perspectivas para setembro-dezembro de 2021 permanecem mistas, de acordo com a última pesquisa do Painel de Especialistas da OMT, com 53% dos entrevistados acreditando que o período será pior do que o esperado. Apenas 31% dos especialistas esperam apontar melhores resultados no final do ano. A pesquisa também mostra que a maioria dos profissionais de Turismo continua esperando uma recuperação impulsionada pela demanda reprimida desencadeada por viagens internacionais em 2022, principalmente durante o segundo e terceiro trimestres.

Quase metade de todos os especialistas (45%) continua vendo o Turismo internacional retornar aos níveis de 2019 em 2024 ou mais tarde, enquanto 43% apontam para uma recuperação em 2023. Por regiões, a maior parcela de especialistas que aponta para um retorno aos níveis de 2019 em 2024 ou mais tarde está na Ásia e no Pacífico (58%). Na Europa, metade dos entrevistados indica que isso pode acontecer em 2023. O Oriente Médio é o mais otimista, com uma recuperação total prevista para 2022.

Tópicos relacionados