Nathalia Ribeiro   |   13/04/2022 10:10

OMS registra queda global de novos casos e mortes por covid-19

Dados do relatório semanal da OMS informam queda global de novos casos e mortes por covid-19


Divulgação
Dados do relatório semanal da OMS informam queda global de novos casos e mortes por covid-19
Dados do relatório semanal da OMS informam queda global de novos casos e mortes por covid-19
Segundo dados publicados hoje (13) no relatório epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de novos casos confirmados e de mortes causadas pela covid-19 segue em queda ao redor do mundo. Esta é a terceira semana consecutiva que ambos os indicadores caem. O relatório aponta que as últimas taxas estão em 24% e 18%, respectivamente.

Embora os números sejam positivos, a OMS pontuou que os dados devem ser interpretados com cautela, devido às mudanças de estratégias de testagem em muitos países, nos quais os testes diminuíram consideravelmente, em consequência, há detecção de menos casos.

A Organização ainda ressaltou que na semana passada, os Estados Unidos registraram o maior número de mortes (3.682), seguidos pela Coreia (2.186), Rússia (2.008), Alemanha (1.686) e o Brasil (1.120). Por outro lado, a Europa e a região do Pacífico Ocidental, que inclui a China, tiveram as maiores quedas no número de casos, ambos de 26%. Já a África foi o continente com o declínio mais acentuado nos óbitos, cerca de -40%.

Em todas as regiões do planeta foram observados declínios, o total global da semana passada, por exemplo, foi de sete milhões de novos casos de covid-19 e mais de 22 mil mortes.

Ainda de acordo com o relatório, a OMS informou que continua o monitoramento das várias subvariantes da ômicron, que representam 99,2% de toda a sequenciação genética no mundo, deixando claro que os cientistas estão acompanhando a evolução das subvariantes BA.1, BA2, BA3, bem como as mais recentes BA.4 e BA.5, e das formas recombinada de BA.1 e BA.2, com o intuito de detectar as características e compreender o impacto na saúde pública.

Tópicos relacionados