Juliana Monaco   |   27/04/2021 15:47 Atualizada em 27/04/2021 15:52

Guias de Turismo se reinventam com experiências virtuais na pandemia

O Turismo virtual é uma alternativa para agências e guias manterem a relação do viajante com o destino


Pixabay
O Turismo virtual vem garantindo renda em tempos de poucas viagens presenciais
O Turismo virtual vem garantindo renda em tempos de poucas viagens presenciais
Um dos setores mais afetados pela crise econômico-sanitária do Brasil em 2020 foi o Turismo, que registrou uma retração de 36,6% no volume de receitas em relação ao ano anterior. Com uma projeção de retomada nos postos de trabalho menor do que 1% em 2021, vários profissionais do setor, como os guias de Turismo, tiveram que procurar soluções para manterem as atividades laborais. Uma das oportunidades que se destacaram durante a pandemia foi a experiência com tours virtuais, que ganharam espaço ao estimular o desejo dos viajantes de conhecer novos destinos.

"No atual cenário de pandemia, os guias de Turismo se reinventaram e estabeleceram um bom posicionamento no ambiente digital. Isso foi possível por meio das mídias sociais que proporcionaram a manutenção do vínculo com os turistas e reforçaram a importância e o diferencial do trabalho de condução, na apresentação de destinos e atrativos", ressalta a coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac EAD, Mariana Hoff.

A especialista destaca que o Turismo virtual foi uma alternativa para agências e guias manterem a relação do viajante com o destino desejado. Além disso, o formato vem garantindo renda em tempos de poucas viagens presenciais. "Os tours acontecem por meio de plataformas on-line nas quais o profissional se reúne ao vivo com os participantes para apresentar um determinado atrativo, destino ou passeio específico. A pessoa escolhe a experiência turística e acompanha o trabalho do guia de Turismo. É uma vitrine para divulgar o trabalho e para se conectar diretamente ao usuário, demonstrando todo o diferencial de um atendimento especializado", ressalta Hoff.

QUALIFICAÇÃO

A coordenadora do curso observa ainda que o período de retomada é propício para que empresários e prestadores de serviços reavaliem as operações e formas de trabalhar, acompanhando as mudanças, elaborando e atualizando planejamentos pautados no novo padrão de consumo que as tendências apontam e o mercado exige. "Quem estiver olhando para o futuro com boas estratégias traçadas sairá na frente quando estes índices crescerem. Então, a qualificação profissional é essencial neste ramo em que a concorrência ficará ainda mais competitiva", argumenta.

A profissão de guia de Turismo é regulamentada pela lei n° 8.623/1993 e para exercer a atividade é necessário que o trabalhador tenha concluído o curso técnico e solicitado a credencial, emitida pelo Ministério do Turismo. As categorias de atendimento são: guia regional, de excursão nacional e internacional, além de especializado em atrativo turístico.

Na avaliação da especialista, as empresas buscam profissionais comprometidos, que atuem de forma ética, responsável e que estejam alinhados com as necessidades do mercado. "Apresentar e organizar roteiros de visitas de acordo com o perfil do viajante, prestar informações turísticas com qualidade e especificidade, saber aplicar os protocolos referentes à covid-19 nas viagens, ter habilidade para solucionar conflitos e respeito pelas comunidades locais englobam o perfil profissional exigido pelas empresas", explica Hoff.

Tópicos relacionados