Beatrice Teizen   |   30/11/2021 18:15   |   Atualizada em 02/12/2021 13:03

Foque em consumo digital para alcançar viajantes conectados

Tema, juntamente com números e dados, foi trazido à 18ª edição do Fórum PANROTAS

A pandemia acelerou a digitalização e a forma como consumimos conteúdos, produtos e serviços. Diante disso, é importante que os agentes de viagens, operadores, hoteleiros e toda a cadeia de Turismo foquem no consumo digital, criando estratégias para alcançar clientes cada vez mais conectados. O tema, juntamente com números e dados, foi trazido à 18ª edição do Fórum PANROTAS.

PANROTAS/Gute Garbelotto
Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP
Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP
“São 112 milhões de brasileiros usando dispositivos móveis, dos quais 78 milhões somente usam seus celulares ou tablets para acessar a internet. Whatsapp é o meio digital mais usado, com 53%, seguindo pelo Instagram, com 15%. Oito em cada dez usuários de celular aumentaram suas compras pelo smartphone, um efeito da pandemia, mas também da educação de consumo. Por isso é preciso pensar a forma de comunicação também”, pontua a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, durante o painel.

Para quem compra viagens, são alguns pontos que os fazem adquirir de maneira digital. A primeira é a questão de poder comparar preços, sem parecer que está querendo um desconto para o vendedos que está a sua frente. Em seguida vem a possibilidade de pensar melhor, de não comprar por impulso. Analisar avaliações vem a seguir, quando o consumidor consegue ver se tal hotel faz sentido para o seu perfil. Por fim, a não vontade de interagir com as pessoas, característica que está aumentando e foi potencializada pelo isolamento social.

“No entanto, vale ressaltar que comprar on-line não cabe exatamente para viagens estruturadíssimas e elaboradas, com muitas paradas e detalhes. E, sim, para viagens mais simples, com uma passagem de ida e volta e pronto, por exemplo”, diz Mariana.

A presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP finalizou o painel reforçando que, para além de digitalizar, é importante sempre ter uma clara compreensão do contexto que seus passageiros estão e o que influencia. Para acompanhar notícias e pesquisas, acesse https://www.fecomercio.com.br/conselhos/conselho-de-turismo


O Fórum PANROTAS 2021 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio da Accor, Air Europa, AM Resorts, Ancoradouro, Argentina, Aviva, Beach Park, Best Western Hotels & Resorts, Cep Transportes, Coris, CVC Corp, Delta Airlines, Elo, Expo Center Norte, Expo Telecom, Gol Air France-KLM, GTA Assist, Iberia British Airways, Iberostar, Localiza, Mondiale Operadora, Omnibees, R1 Audiovisual, Reserve, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Tes Cenografia, Tour House, Vice Versa, Villa Blue Tree, WAM Hotéis, 42Labs e participação da Catalunya e do Fundtur MS.

Tópicos relacionados