Marcos Martins   |   12/12/2018 15:42

MTur lança novo modelo para carteiras de guias de Turismo

Mudança tem como objetivo melhorar o design e inclui agora um QR Code para facilitar a identificação dos profissionais


Divulgação
Documento ganhou novo visual
Documento ganhou novo visual
Após a mudança no site do Cadastur, o Ministério do Turismo criou um novo visual para as carteiras de guia de Turismo. A emissão do documento é gratuita e o cadastro deve ser realizado pelo site oficial.

A carteira possui também agora um QR Code, símbolo que pode ser lido por aplicativo de celular e que facilita a identificação do guia. O cadastro no Cadastur e a carteira são obrigatórios para quem exerce a profissão.

Os profissionais que buscarem a regularização ainda em 2018 já receberão o novo documento. Para os que possuem a carteira de guia no modelo antigo e dentro do prazo de validade, não é necessária a troca, que só será feita quando o profissional for renovar a documentação.

“Estamos acompanhando a tecnologia e a nova carteira veio para estar de acordo com a mudança de todo Sistema Cadastur, buscando oferecer, cada vez mais, um trabalho digital e prático tanto para os prestadores de serviços quanto para o turista”, afirma a coordenadora-geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Tamara Galvão.

A carteirinha, válida nos dois modelos, certifica que o guia atua de forma legal e formal no mercado. A dica do MTur para o turista é observar o prazo de validade do documento como mais uma credencial de segurança do passeio.

CERTIFICADOS ALTERADOS

Quem emite o certificado no site do Cadastur vai notar que o diploma também foi renovado. Foram incluídas informações sobre a atividade exercida pelo prestador e a data de validade do documento.

Tópicos relacionados