Marina Marcondes   |   20/12/2018 15:00

Turisrio lança macro pesquisa sobre turismo carioca

O estudo será fundamental para o planejamento dos municípios e regiões, bem como para nortear investimentos e ações de marketing direcionadas ao turismo.

Divulgação/ TurisRio
Autoridades envolvidas no projeto
Autoridades envolvidas no projeto
O trade carioca se reuniu hoje (20) no Palácio Guanabara, na capital fluminense, para o lançamento do Inventário da Oferta Turística (IOT), uma macro pesquisa sobre o Turismo no Estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa foi requisitada pela Turisrio e faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/RJ).

Cerca de 23 cidades tiveram seus atrativos turísticos naturais, culturais, históricos, religiosos, infraestrutura, equipamentos e serviços do segmento mapeados para o estudo. Esta ação será importante para o planejamento dos municípios e regiões, bem como para nortear investimentos e ações de marketing direcionadas ao Turismo.

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Felix, comentou que o Estado nunca havia realizado um trabalho de inventariação tão amplo e completo, e garantiu a importância deste documento para o desenvolvimento do setor nestes locais.

"O conhecimento da oferta turística propicia a criação de roteiros temáticos e auxilia os novos investidores. O Inventário colabora ainda para a gestão e para as estratégias promocionais dos municípios, contribuindo para o desenvolvimento regional do trade em todo o Estado", afirmou o secretário.

Nos 23 municípios pesquisados foram registrados 5 mil equipamentos e serviços turísticos, pouco mais de mil atrativos naturais e 2 mil culturais, além de 181 eventos programados no calendário dessas localidades.

O IOT contemplou os municípios de Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Valença e Vassouras.

Tópicos relacionados