Diego Verticchio   |   09/07/2014 16:21

Nunca esteve tão barato viajar nas férias, diz Abav

Antonio Azevedo, garantiu que “nunca esteve tão barato viajar nas férias de junho e julho como neste ano”

Em resposta ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), Antonio Azevedo, garantiu que “nunca esteve tão barato viajar nas férias de junho e julho como neste ano”.

De acordo com Azevedo, apesar do aumento dos preços das passagens aéreas e das diárias dos hotéis ter sido também observado pela associação nas cidades-sedes, às vésperas e nos dias dos jogos, não faltaram e ainda existem opções de pacotes turísticos disponíveis nas prateleiras das agências de viagens. “Quem consulta uma agência de viagens encontra muitas ofertas de pacotes turísticos, com até 50% de desconto, comparadas aos preços praticados em igual período do ano passado”, informa o presidente da Abav Nacional.

Segundo os dados divulgados pelo IPCA, houve no mês passado aumento dos preços das passagens aéreas (21,95%) e das diárias de hotéis (25,33%) . Esses dois itens foram apontados como os responsáveis por metade (0,20) do avanço do índice (0,40) em junho – o que, no acumulado do semestre, resulta em alta inflacionária (6,52%) acima da meta prevista pelo governo (6,5%).

Em comunicado, a Abav informa que nos meses de abril e maio deste ano, prevendo retração da demanda para o mercado de viagens corporativas durante a Copa e com a tendência de queda dos preços das passagens e hospedagens, realizando bloqueios e negociações com as companhias aéreas e a hotelaria no país, as agências de viagens passaram a disponibilizar aos seus clientes pacotes com preços reduzidos e condições de pagamento facilitadas.

Tópicos relacionados