Artur Luiz Andrade   |   29/11/2006 15:04

Entenda os novos perfis de tarifa da Tam

Entenda os novos perfis de tarifa da Tam A Tam anunciou hoje a criacao de cinco perfis de tarifas: promo, light, flex, max e top, que, segun

A Tam anunciou hoje a criação de cinco perfis de tarifas: promo, light, flex, max e top, que, segundo a empresa, vão facilitar a identificação do bilhete para o consumidor no ato da compra. “Estamos aplicando um sistema moderno que nos permitirá atender nossos passageiros com maior transparência, assegurando um produto adequado às necessidades ou exigências de cada viagem”, disse Marco Antonio Bologna, presidente da Tam.

As características de cada perfil de tarifa estão explicados em todos os canais de vendas, segundo a companhia — internet, call center, web call center, lojas, quiosques e agências de viagens. O site da Tam, www.tam.com.br, já traz as novas tarifas com seus perfis, que têm regras desde taxas de reembolso e remarcação até pontuação no Fidelidade.

O diretor comercial da Tam, Klaus Kühnast, explica que a visualização das tarifas e suas regras hoje já está disponível no site da Tam (de forma amigável e em cores, o site diz as tarifas disponíveis e as regras aparecem passando o mouse sobre cada perfil). Basta fazer uma simulação de compra de bilhete no site da Tam para ver a novidade.

No primeiro semestre de 2007 estará também no e-Tam, usado pelos agentes de viagens. Mas isso não impede o acesso dos agentes às regras e as características dos grupos de tarifas.

Hoje, os agentes podem consultar as características dos cinco perfis de tarifas puxando as regras das mesmas, como já fazem em qualquer venda, ou ao fecharem a reserva. Além disso, os promotores da Tam já estão com material promocional explicando as regras e um vídeo leve será enviado por e-mail às agências.

Cada perfil de tarifa possui três classes. Com isso, as regras foram simplificadas e as necessidades do viajante mais ligadas aos tipos de tarifa.

As tarifas-acordo com as empresas não estão ainda nessas categorias, mas a partir de 2007 a intenção é fazer contratos já baseados nesses perfis, com serviços e benefícios agregados.

Klaus Kühnast diz que se trata de um novo conceito que a Tam está lançando e que hoje é visto em alguns sites de empresas no Exterior, mas a Tam irá estender aos canais de venda indireta, por meio do e-Tam, já que o sistema está fora dos GDSs.

Veja algumas características dos perfis de tarifas criados pela Tam (em uma segunda etapa outros serviços e opções serão agregados aos perfis, como uso de sala vip ou preferência de assento, entre outros):

Promo (classe X) — Terá prazo de emissão imediato. A taxa de reembolso e de remarcação será o menor valor entre R$ 100 e 60% do valor da tarifa. Não permite stopover (parada de mais de quatro horas em cidades da mesma rota) e não tem desconto para crianças entre dois e 12 anos. Pontua no Fidelidade com apenas 20% dos pontos normais.

Light (classes Z, S, O) — Emissão imediata e taxas de reembolso e remarcação será o menor valor entre R$ 70 e 20% do valor da tarifa. Não permite stopover, dá 25% de desconto para crianças e 90% dos pontos no Fidelidade.

Flex (Q, I, H) — O prazo de emissão já é maior: três dias. As taxas de reembolso e remarcação são o menor valor entre R$ 50 e 10% da tarifa e há 35% de desconto para crianças. Pontua normalmente no Fidelidade.

Max (V, K, W) — As vantagens aqui são maiores. Sete dias para emissão, taxa de reembolso é o menor valor entre R$ 30 e 5% da tarifa, e não cobra taxa de remarcação. Permite um stopover e dá 40% de desconto para crianças. Dá 20% a mais de pontos no Programa Fidelidade.

Top (Y, B, M) — A tarifa com mais vantagens tem dez dias para emissão do bilhete, não cobra taxas de remarcação e reembolso, permite dois stopover, dá 50% de desconto para crianças e pontua 50% mais no Fidelidade.