Artur Luiz Andrade   |   08/08/2014 12:15

Acordo garante 49% da Alitalia para a Etihad Airways

A Alitalia e a Etihad, empresa aérea nacional dos Emirados Árabes, baseada em Abu Dhabi, finalizaram acordo pelo qual a empresa árabe vira acionista com 49% da companhia italiana (maior acionista individual).

A Alitalia e a Etihad, empresa aérea nacional dos Emirados Árabes, baseada em Abu Dhabi, finalizaram acordo pelo qual a empresa árabe vira acionista com 49% da companhia italiana (maior acionista individual). Os investimentos na reestruturação totalizarão 1,758 bilhão de euros, divididos da seguinte forma: 560 milhões de euros pagos pela Etihad, 300 milhões de euros vindos de outros principais acionistas da Alitalia, 598 milhões de euros em reestruturação financeira providos por instituições financeiros e bancos acionistas e 300 milhões de euros em novos empréstimos de instituições financeiras italianas.

O acordo garante a manutenção de milhares de empregos italianos, vai priorizar investimentos em voos de longa distância a partir de Roma e Milão (incluindo o uso do hub de Abu Dhabi, para ir além do destino), e abrange a revitalização da marca, aliada à promoção do turismo italiano e sua indústria.

Novas frequências e uma malha mais competitiva serão anunciadas, e a meta é chegar à rentabilidade em 2017.

O montante investido pela Etihad na Alitalia inclui 112,5 milhões de euros para a compra de 75% da Alitalia Loyalty Spa, que opera o programa de milhagens Mille Miglia, e ainda dez slots no Aeroporto de Heathrow, em Londres, avaliados em 60 milhões de euros. Os slots serão repassados à Alitalia com o tempo, em forma de leasing.

“Para a Etihad Airways, esse investimento comercial de longo prazo é estratégico. Estamos comprometidos, juntamente com os demais acionistas, a construir uma Alitalia revigorada, competitiva, sustentável e lucrativa, que poderá operar com sucesso no mercado global de aviação”, disse o presidente e CEO da Etihad, James Hogan.

“A Alitalia pode ter sucesso e voltar a crescer, mas precisa construir fundações sólidas. Deixamos claro desde o início que nosso investimento estaria focado em apoiar a implementação de um novo business plan, que verá essa meta se tornar frutírera”.

Gabriele Del Torchio, CEO da Alitalia, disse que se trata de um ótimo aporte para a companhia. “Tivemos de tomar decisões difíceis em um processo de negociação bastante robusto, mas alcançamos o consenso de que precisávamos para criar a forma e tamanho exatos para a Alitalia no futuro. Esse investimento vai prover estabilidade financeira e possibilitar com que posicionemos a Alitalia e a indústria de viagens e turismo na Itália para um crescimento de longo termo””.

NOVAS ROTAS
A partir do inverno europeu deste ano, a Alitalia aumentará as frequências de Roma Fiumicino para Abu Dhabi de cinco por semana para um diário e começará o serviço diário de Milão Malpensa para Abu Dhabi. Para o verão de 2015, a Alitalia começará a implementar voos de mercados como Veneza, Catânia e Bolonha para Abu Dhabi.

Pelo plano, Roma Fiumicino terá até cinco novas rotas nos próximos quatro anos, e os voos internacionais de longa distância de Malpensa devem dobrar até 2018, chegando a 25 voos por semana. A frota de longo alcance da empresa deve aumentar um terço e a de aviões menores será redimensionada.

Tópicos relacionados