Antonio R. Rocha   |   02/09/2015 09:38

Hub da Latam no Nordeste. Comparem e apostem

A possibilidade de cessão de um terreno de 500 mil metros quadrados pertencente à Força Aérea Brasileira (Fab) ao Governo do Estado de Pernambuco, para ampliação do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, não repercutiu bem nos outros dois Estados concorrentes ao hub da Latam

A possibilidade de cessão de um terreno de 500 mil metros quadrados pertencente à Força Aérea Brasileira (Fab) ao Governo do Estado de Pernambuco, para ampliação do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, não repercutiu bem nos outros dois Estados concorrentes ao hub da Latam: Rio Grande do Norte e Ceará. Por que tal privilégio? Indagaram autoridades, trade turístico e a própria imprensa de Natal e Fortaleza.

Estaria virando uma "guerra política" este importante centro de conectividade aérea, de logística e de distribuição e armazenamento de carga no Nordeste? Rio Grande do Norte e Pernambuco, por sua vez, também estranharam o fato de, há três meses, o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, entrar no rol de privatizações na última hora, o que - segundo a Latam - seria um ponto favorável na disputa pelo hub, pois evitaria a interlocução com a carga de burocracia inerente à Infraero.

Se a escolha for realmente técnica, como garantiu a própria presidente da Tam, Cláudia Sender, durante várias entrevistas, e se prevalecerem os estudos já realizados por duas empresas de consultoria internacional, tem Estado que considera que "já levou".

O Rio Grande do Norte praticamente comemorava a conquista do hub, pois tecnicamente tem o aeroporto mais preparado para as exigências futuras da Latam. Ganha na armazenagem de carga e na localização. Alguém, da própria Tam, já teria inclusive comentado algo a respeito, nos bastidores. E o ministro do Turismo, Henrique Alves, é de lá.

O Ceará fez (e faz) um grande lobby. Garante que é o favorito. E age politicamente. Já Pernambuco se mostra bastante engajado, com muitas campanhas publicitárias e de auto-estima, embora o fato de seu aeroporto estar sob comando da Infraero e se situar em área urbana ser considerado prejudicial, segundo os manuais da maior empresa aérea da América do Sul, que vai investir pesado no Nordeste e não pode errar na escolha.

Analise o potencial dos concorrentes e faça sua aposta.

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