Fernanda Cordeiro   |   05/12/2016 17:29

United pagará US$ 2,4 mi por voo prejudicial a acionistas

A volta da rota teria sido para o ex-chefe da autoridade portuária de Nova York e Nova Jersey, David Samson em uma troca de favores comerciais e políticos.


Empresa operou uma rota que daria prejuízo em uma troca de favores comerciais e políticos
Empresa operou uma rota que daria prejuízo em uma troca de favores comerciais e políticos
A United Continental Holdings, empresa que controla a United Airlines terá que pagar US$ 2,4 milhões por ter retomado um voo que tinha sido suspenso porque dava prejuízo a seus acionistas, entre Nova York e Carolina do Sul. A companhia teria retomado a rota para beneficiar o ex-chefe da autoridade portuária de Nova York e Nova Jersey, David Samson, em uma troca de favores comerciais e políticos.

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos informou que a decisão da United Airlines em dezembro de 2011 de adicionar um vôo sem escalas entre Nova York e Nova Jersey prejudicou os acionistas, informou o Skift e a Reuters.

O órgão informou que a Continental Airlines abandonou a rota antes da fusão de 2010 com a United, e outra análise mostrou que a United ainda perderia dinheiro com a frequência. Entretanto a investigação revelou que a companhia aérea aprovou os voos de qualquer maneira, para ganhar a aprovação da autoridade portuária de um projeto para um hangar no aeroporto de Newark.

Este não é o primeiro movimento entre a United e Samson que vai parar na Justiça. Em julho deste ano, o ex-dirigente se declarou culpado por uma questão criminal paralela, por usar sua posição para tentar pressionar a companhia aérea para acomodar sua viagem para uma rota mais conveniente. Na época os investigadores chamaram a frequência de o "vôo do presidente".

Na época, a companhia aérea separadamente concordou em pagar uma multa de US$ 2,25 milhões, como parte de um acordo de não-acusação com o governo, que também exigia melhorias no programa anti suborno da empresa.


*Fonte: Skift e Reuters

conteúdo original: http://reut.rs/2h9RjnU e http://bit.ly/2gTHtTN

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