Rodrigo Vieira   |   17/01/2017 15:26

Latam conduz recorde de paxs entre Brasil e Espanha

Mais de um milhão de passageiros fizeram a rota regularmente


Divulgação/Latam

Mais de um milhão de passageiros voaram entre Espanha e Brasil em 2016, número que teve alta de 4,6% na comparação com o ano anterior e representa um recorde para a rota. A Latam Airlines é a grande responsável pela alta. De acordo com cálculos do Presstur a partir de dados da operadora espanhola de aeroportos Aena, a Latam teve aumento de 83% no volume de passageiros transportados do Brasil ao país europeu.

Esses dados mostram que as companhias responsáveis por voos entre Espanha e Brasil (Latam, Iberia, Air Europa, Singapore e Air China) somaram, no ano passado, 1,038 milhão de passageiros nessas ligações, cerca de 46 mil a mais do que no ano de 2015.

Os voos da Latam entre Espanha e Brasil, atualmente tanto de Madri quanto de Barcelona para São Paulo, somaram por sua vez 337,5 mil passageiros, cerca de 153,1 mil a mais do que no ano de 2015, em que apenas voou de/para Barcelona a partir do terceiro trimestre.

Os dados da Aena não mostram o tráfego por companhias e por rotas, mas a informação disponível indica que tanto a Iberia quanto a Air Europa tiveram quedas.

Vale lembrar que a Iberia seguiu a política do Grupo IAG de reduzir a oferta de voos de/para o Brasil em reação à crise no mercado no brasileiro. Adicionalmente, teve quebra de passageiros nos voos entre Madri e o Rio de Janeiro, que é a única companhia a operar e que os dados da Aena mostram que teve uma queda de passageiros em 11,2% ou quase 18,6 mil, para 148 mil.

Quanto à Air Europa, que é a única a ter voos regulares entre Madri e Salvador, os dados da Aena mostram que esta rota teve uma queda de passageiros em 9,1, ou 6,2 mil para 61,6 mil.

Relativamente às ligações entre Madri e São Paulo, que são as que dominam o tráfego entre Espanha e o Brasil, os dados da Aena indicam que houve uma queda de passageiros em 1,6% ou 11 mil, para 675,5 mil, embora a Latam tenha registado um crescimento em 33,9% ou 57,3 mil, para 226,6 mil.


*Fonte: Presstur

conteúdo original: http://bit.ly/2jG1T3T

Tópicos relacionados