Leonardo Ramos   |   12/04/2017 17:24

Nova geração do Beluga recebe primeiras grandes peças

O BelugaXL, maior do que a versão anterior e focado em transportar peças dos outros modelos da Airbus, será capaz de transportar duas asas do A350 de uma vez

Wikicommons/Duch.seb

O Beluga XL, nova geração de aeronaves de carga da Airbus que terá cinco unidades, continua seu processo de montagem: nesta quarta (12), as primeiras grandes seções do novo modelo chegaram ao seu hangar de montagem final (L34) em Toulouse, na França.

São três grandes painéis da parte traseira da aeronave, sendo um central e dois laterais, que foram transportados desde a fábrica de Aernnova, em Berantevilla (Espanha), para a cidade francesa, em um comboio rodoviário que durou cinco noites.

Divulgação Airbus
O comboio entre a fábrica na Espanha e o hangar de montagem, na França, levou cinco noites
O comboio entre a fábrica na Espanha e o hangar de montagem, na França, levou cinco noites
A AERONAVE
Nomeada Beluga por lembrar as baleias-brancas do círculo polar ártico e desenvolvida para transportar peças de todos os modelos de aviões da Airbus dos locais de fabricações para os hangares de montagem final, a nova geração do avião será capaz de transportar duas asas do A350, enquanto o atual só tem capacidade para uma.

Com conceito de design semelhante ao do atual Beluga, a próxima geração da aeronave terá uma nova estrutura da baía de carga, uma nova traseira e nova cauda, todas desenvolvidas especificamente para o Beluga XL.

O novo modelo terá comprimento de 63,1 metros, altura de 18,9 metros, fuselagem com diâmetro de 8,8 metros e distância entre as asas de 60,3 metros, sendo que cada uma delas terá uma área de 361,6 metros quadrados. Sua capacidade de voo é de 4 mil quilômetros, carregando a carga máxima de 52 toneladas.

Veja infográfico abaixo explicativo (em inglês):

Divulgação Airbus

Tópicos relacionados