Rodrigo Vieira   |   14/08/2017 17:44

Gol inaugura seu novo centro de treinamento; veja fotos

Complexo está localizado na sede da companhia, em Congonhas, confira as melhores imagens


Jhonatan Soares
A coordenadora de Treinamento de Tripulação Comercial da companhia, Claudia Otero, com a coordenadora de Planejamento de Operações, Cristiane Viana
A coordenadora de Treinamento de Tripulação Comercial da companhia, Claudia Otero, com a coordenadora de Planejamento de Operações, Cristiane Viana

Para mostrar que seus "novos tempos no ar" não ficam restritos a identidade visual, renovação da revista de bordo e outras percepções ao cliente, a Gol inaugura este mês seu novo centro de treinamento. "Foram quase 17 anos de espera para orgulhosamente fazermos esse anúncio", comemora a coordenadora de Treinamento de Tripulação Comercial da companhia, Claudia Otero, na Gol desde sua fundação.

A profissional se refere ao sonho antigo da companhia em ter um centro de treinamento para chamar de seu. Até então, a capacitação da tripulação era em espaços terceirizados, em cidades da Grande São Paulo. O antigo Centro de Hélices da Varig, que vinha sendo usado pela Gol como depósito, se tornou um complexo de treinamento com direito a dois mockups do B737 (fuselagem equipada e auditório com display de assentos), além de sete salas de aulas equipadas com tudo o que comissários técnicos e comerciais necessitam para atender os passageiros em voos nacionais e internacionais. O espaço vem sendo construído desde janeiro e sua utilização deve iniciar semana que vem, após homologação da Anac.

"O centro de treinamento vai ao encontro de nossa filosofia de colocar a segurança acima de todos os outros fatores", completa a coordenadora de Planejamento de Operações, Cristiane Viana.

Entre equipe técnica e comercial, a Gol conta com mais de quatro mil comissários ativos, e o novo centro é capaz de treinar até 400 colaboradores por dia, segundo a companhia, separados em até cinco turmas, com carga horária de 40 horas semanais. A equipe de atendimento tem de cumprir treinamento a cada 12 meses, enquanto, a técnica, a cada seis meses.

Jhonatan Soares
Cristiane Viana e Claudia Otero dentro do simulador
Cristiane Viana e Claudia Otero dentro do simulador
Quem mais sai ganhando com tudo isso são os comissários, de acordo com as coordenadoras. A vida desses profissionais ficará bem mais fácil por, entre outros motivos, não ter de cursar aos sábados, como funcionava até então, além da localização do novo centro, na sede da Gol, vizinho ao aeroporto de Congonhas. "Para o tripulante é um ganho enorme. A alegria da equipe com a notícia é impagável, faz valer todo esforço. E, como se sabe, funcionários mais felizes rendem mais, servem nosso passageiro ainda melhor", afirma Claudia.

Cargas perigosas, primeiros socorros, emergências, atendimento, evacuação, incêndio e atendimento geral são alguns itens da grade curricular. Fumaça, máscara, fogo, iluminação, escorregadeira e outras situações são simuladas de maneira idêntica no mockup de 66 assentos em 11 fileiras, em fuselagem de aeronave real.

A Gol tem 116 Boeing 737 em sua frota. Em junho do ano que vem, começará a receber unidades da mesma aeronave, mas com a terminação Max, que dará maior autonomia. Aliás, a encomenda muito provavelmente será anunciada com novos destinos que a companhia poderá operar no sul da Flórida, Estados Unidos. A capacitação dos B737 Max poderá ser feita no mesmo centro. O espaço não tem simulador de voo, aqueles em formato de cabine, para pilotos e co-pilotos. Esse tipo de treinamento seguirá sendo feito no parceiro da Gol, CAE, na Grande São Paulo.

Confira fotos do novo espaço:

Tópicos relacionados