Marina Marcondes   |   07/11/2017 16:21

Alta temporada cria expectativa para turismo doméstico

Um estudo divulgado pelo Ministério do Turismo indicou que 26,5% dos brasileiros tem expectativas de viajar nos próximos seis meses. O número se trata do maior percentual registrado este ano, resultado da aproximação da alta temporada no país. Deste total,

Pixabay
Um estudo divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur) indicou que 26,5% dos brasileiros tem expectativas de viajar nos próximos seis meses. Trata-se do maior percentual registrado este ano, resultado da aproximação da alta temporada no país, marcada pelo início do verão, férias escolares e festas de fim de ano. Deste total, 81,8% dos indivíduos são esperados para circular dentro do Brasil, conhecendo os vários atrativos nacionais.

“O Brasil é repleto de destinos e atrativos capazes de agradar e encantar os mais diversos perfis de turistas. Essa pesquisa mostra que o brasileiro quer descobrir essas belezas e estamos muito confiantes que essa movimentação vai impulsionar o setor de viagens no país”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O automóvel aparece como vice-líder nos meios de transporte que deverão ser utilizados por quem deseja colocar o pé na estrada: 32,5%, atrás apenas do avião que se mantém líder com 57,1% da preferência. Em relação aos meios de hospedagem, hotéis e pousadas seguem como sendo a opção de preferência entre os entrevistados: 46,6%. Em seguida aparece a casa de amigos e parentes com 37,2% e residência própria com 8,3%.

Em relação ao destino, o Nordeste se mantém na liderança e segue sendo a região mais desejada pelos viajantes nacionais com 49% da intenção de viagem. O Sudeste deve ser o escolhido por 23,4%, seguido do Sul (14,3%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (4,6%).

Pesquisa
A Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem é realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, essas capitais representam 70% do fluxo turístico doméstico brasileiro.

Tópicos relacionados