Marcos Martins   |   04/01/2018 09:40

SPC: 48% dos brasileiros vão economizar em 2018

Pesquisa indica que desemprego e situação econômica ruim são influenciadores

Pixabay
Situação econômica motiva corte de gastos
Situação econômica motiva corte de gastos
Um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 12 capitais indica que 48% dos consumidores brasileiros pretendem reduzir os gastos no começo deste ano, segundo informações da Agência Brasil.

O principal motivo para esse comportamento cauteloso é o nível elevado de preços, apontado por 24% dos entrevistados. Outra razão para segurar os gastos foi o desemprego (18%) e o mesmo percentual foi de argumentos que levam em consideração apenas a questão de economias pessoais. Para 16% essa é uma maneira de combater o endividamento e a situação financeira ruim.

Na lista de compras para janeiro destacam-se, além dos produtos essenciais de consumo, roupas, calçados e acessórios (27%), remédios (17%), recarga para celular (13%), perfumes e cosméticos (10%) e móveis (8%), entre outros.

A pesquisa indica que quatro em cada dez consumidores estavam com as contas em atraso no fim de 2017, o equivalente a 38% dos casos analisados, e 45% declararam que estão no limite dos ganhos.

Apenas 13% conseguiram fazer a virada de ano com dinheiro sobrando. Entre os que fizeram empréstimos ou financiamentos, 22% estavam inadimplentes. Os dados indicam ainda que 47% usaram mais o cartão de crédito em novembro, com gasto médio de R$ 1.035. Em paralelo, 30% não alteraram os gastos e 19% disseram que reduziram o valor do consumo.

O estudo detectou que os gastos feitos com o cartão de crédito (66%) foram para adquirir itens em supermercados como, por exemplo, alimentos, com 51% para remédios, 36% combustíveis; 33% com bares e restaurantes, 31% recarga de celular e 15% com gastos diversos.

O levantamento foi feito em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Belém, Goiânia e Manaus nos primeiros quinze dias de dezembro. O documento tem base em 800 casos utilizados para compor o Indicador de Propensão ao Consumo, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2CLFITW

Tópicos relacionados