Artur Luiz Andrade   |   30/06/2015 15:36

Air Tkt cria banco de fraudadores no Turismo

A Associação Brasileira de Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (Air Tkt), que reúne 11 das maiores empresas desse segmento no País, assinou contrato de dois anos com a empresa Vizir, especializada em segurança digital e que tem o produto Safe Guard,

A Associação Brasileira de Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (Air Tkt), que reúne 11 das maiores empresas desse segmento no País, assinou contrato de dois anos com a empresa Vizir, especializada em segurança digital e que tem o produto Safe Guard, já utilizado pelas empresas Flytour, Esferatur e Gapnet.

Pelo acordo, os 11 associados da Air Tkt acessarão de graça o banco de dados da Safe Guard, que lista fraudadores no setor de viagens e venda de bilhetes aéreos.

As associadas também irão alimentar esse banco, que passa a ser único para as 11 empresas da Air Tkt. No caso da Flytour, Esferatur, Gapnet, Confiança e CNT, a Vizir também faz a gestão de risco, analisando cada emissão que está em vias de acontecer. Mas isso é um contrato à parte, que as demais associadas podem ou não adquirir (plano Premium). Uma não associada, a ITS, por exemplo, tem esse produto.

No caso das empresas que não fazem a gestão de risco com a Vizir/Safe Guard, os dados do banco de fraudadores estarão disponíveis (pelo plano Pro) e caberá ao consolidador definir o padrão de integração deles a seu sistema. “Uma empresa poderá definir que baixará as atualizações a cada cinco minutos ou meia hora... E cada uma tem sua gestão de risco que estará integrada a esse banco que estamos criando. Queremos unir forças não apenas entre as 11, mas também com nossos parceiros, como a Gol, uma das sócias-patrocinadoras da Air Tkt, e até com quem não é associado”, explica Cássio Oliveira, diretor da Air Tkt. Quanto mais dados de fraudadores, mais o setor estará prevenido. No caso de não associados ou não parceiros da Air Tkt, a adesão tem de ser obrigatoriamente no plano Premium, que inclui a gestão de risco feita pela Vizir. Apenas os associados e parceiros Air Tkt acessam o banco de dados de fraudadores gratuitamente.

CRITÉRIOS
Segundo Antonio Souza, diretor da Vizir, o caso mais comum de fraude é o cartão de crédito clonado. “No caso da Flytour, Gapnet e Esferatur, que usam nosso sistema de senha e token atrelado a um CPF, não tivemos nenhum problema de fraude com uso indevido de senhas desde a instalação do produto”, garante.

Critérios como nome, CPF, número do cartão e endereço são alguns dos mais usuais para descobrir fraudadores, mas são as variáveis colocadas no algoritmo criado pela Safe Guard que fazem a diferença: desde pontos de origem e destino, até padrões de comportamento dos fraudadores, tarifa média do bilhete, entre outros.

“Também estamos negociando com a Iata para termos uma autenticação como no México, onde o cartão de crédito está ligado ao nome e endereço do titular”, revelou Oliveira. “Contamos com a ajuda do Nicolas Ferri, da Delta, e do Lucio Yamashitafuji, da Aeromexico, que nos mostraram como isso funciona em outros mercados e estamos agora conversando com a Iata”.

De acordo com Oliveira, um dos papéis da Air Tkt, é exatamente esse, de trazer soluções para os associados e benefícios exclusivos, por causa do grande volume que passa por essas empresas. “Com essa unificação de dados de fraudadores, vai ficar mais rápido e eficaz nosso monitoramento. Há casos de fraudadores que tentam emitir em diversas agências no mesmo dia, então todas as consolidadoras precisam ter o mesmo banco de consulta”.

De novembro de 2013 para cá, a o Safe Guard da Vizir monitorou quatro milhões de tíquetes aéreos, fez 1,3 milhão de autenticações por token e distribuiu 11,8 mil tokens (físicos e via smartphone).

São associadas Air Tkt: Ancoradouro, Esferatur, Flytour, Gapnet e Rextur Advance, sócias-fundadoras, Tyller, LTS, BRT, Confiança, CNT e PVT.

Saiba mais com sua consolidadora, com a Air Tkt (cassio@airtkt.com.br) ou com a Vizir (antonio@vizir.com.br)

Tópicos relacionados