Maria Izabel Reigada   |   25/06/2014 18:20

Fortaleza: R$ 500 milhões em gastos de turistas na 1ª fase

A primeira fase da Copa do Mundo termina amanhã, mas já foi concluída em Fortaleza, com o confronto entre Alemanha e Gana no último sábado, dia 21.

A primeira fase da Copa do Mundo termina amanhã, mas já foi concluída em Fortaleza, com o confronto entre Alemanha e Gana no último sábado, dia 21. Segundo a Secretaria Especial da Copa no Ceará (Secopa-CE), os turistas que viajaram para acompanhar os jogos em Fortaleza injetaram R$ 500 milhões na economia local. Foram cerca de 167 mil ingressos vendidos para as quatro partidas realizadas na Arena Castelão, entre elas o jogo da seleção brasileira contra o México. Entre eles, 94,5 mil eram estrangeiros e 72,5 mil de outros Estados do Brasil.

No total, o estádio recebeu 237,7 mil torcedores – média de 59,4 mil por jogo e ocupação de 93%, de acordo com a Secopa-CE. Para as oitavas e quartas-de-final, o secretário da Copa, Ferruccio Feitosa, acredita que outros 92 mil visitantes passarão por Fortaleza. No domingo, o estádio de Fortaleza recebe a partida entre Holanda e México, com expectativa de 28,4 mil estrangeiros e 16 mil visitantes de outros Estados. Para as quartas-de-final, a Secopa-CE estima 19,8 mil turistas de outros países e 27,6 mil brasileiros. As duas partidas devem ter público de mais de 60 mil pessoas cada.

Na Fan Fest montada pela fifa no aterro da Praia de Iracema, a média de visitantes por dia foi de 25,5 mil, totalizando 357 mil pessoas. O maior público foi registrado no jogo entre Brasil e México, quando o espaço recebeu 44 mil torcedores. “Os números mostram que vale a pena sediar uma Copa do Mundo. Sempre enxergamos o evento como uma oportunidade de apresentar Fortaleza para o Brasil e para o mundo”, disse Feitosa. Entre os destaques da primeira fase da Copa em Fortaleza esteve a presença do navio MSC Divina, com cerca de 3,6 mil torcedores mexicanos.

Tópicos relacionados