Da Redação   |   23/02/2014 12:30

Clia Abremar: "navios não poluíram mar em Búzios"

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar) enviou comunicado repudiando a forma como alguns veículos de comunicação estão tratando o aparecimento de manchas na Praia da Tartaruga, em Búzios, relacionando-as diretamente com os navios

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar) enviou comunicado repudiando a forma como alguns veículos de comunicação estão tratando o aparecimento de manchas na Praia da Tartaruga, em Búzios, relacionando-as diretamente com os navios de cruzeiros marítimos. A Clia Abremar afirma que não houve laudo técnico que comprove isso e ainda dá outros argumentos técnicos que comprovariam que as manchas não teriam sido causadas pelos navios. Veja a nota a seguir:

"ESCLARECIMENTO SOBRE MANCHAS NO MAR DE BÚZIOS

Em respeito aos usuários brasileiros que, a cada temporada, se motivam a viajar a bordo de cruzeiros marítimos, e cumprindo seu dever de bem informar à sociedade, a Clia Abremar Brasil – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos - presta os seguintes esclarecimentos a respeito de matérias que tratam de manchas na praia de Tartaruga, em Búzios (RJ):

1) Nenhuma análise definitiva ou laudo técnico comprobatório foi apresentado pelas autoridades competentes, com definição apontando que a intoxicação em banhistas tenha sido causada por produtos químicos originados em navios. Dessa forma, também foi aventada a hipótese de que algas marinhas seriam o motivo da mancha encontrada no mar de Búzios. Meras especulações. São versões sem confirmação técnica ou formal. É, portanto, irresponsável a divulgação de razões para explicar a intoxicação antes dos laudos técnicos científicos sobre amostras colhidas.

2) As companhias cumprem de maneira fiel as diretrizes e regulamentos definidos pela Convenção MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios), pelos quais os resíduos gerados a bordo dos navios são manipulados por meio de processos e tecnologias que permitem a coleta, o armazenamento e o posterior descarte em terra de maneira apropriada.

3) Em caso de acidente ou vazamento, as armadoras têm a obrigação de reportar o caso imediatamente aos órgãos responsáveis. Esse fato não ocorreu e, portanto, não pode ser imputado aos navios.

4) As substâncias citadas nas matérias (organoclorado, paradiclorobenzeno, cloreto alquil dimetil benzil amônio e cloreto férrico) não são usadas pelos navios.

5) Os transatlânticos não possuem banheiros químicos. O esgoto e os resíduos são coletados e processados através de um sistema avançado de Purificação Biológica e Sanitária de Água e Resíduos, que acontece por aplicação intensa de luz ultravioleta, e o efluente tratado é mantido em tanques.

6)cTais procedimentos são rigorosamente controlados pela Anvisa.

7) Navios com esse porte tecnológico não produzem "vazamentos de óleo" ou de outras substâncias. Mesmo ancorados, mantêm um motor ligado para permitir a geração de energia, a operação dos tenders e a estabilidade por conta de vento e maré, podendo movimentar a areia ou lodo do fundo do mar, situação que pode ser confundida por leigos como manchas ou vazamentos.

A Clia Abremar Brasil e suas associadas, armadoras de navios de cruzeiros marítimos, repele o tom espetaculoso de informações que, de maneira leviana e irresponsável, atingem a imagem do setor.

As companhias armadoras cuidam de todas as preocupações concernentes à saúde pública: todos os navios possuem sistemas complexos de tratamento de água, descarte e reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, segurança ambiental, além de sistemas eficazes de controle alimentar e certificações que atestam sua alta qualidade.

As empresas armadoras são as maiores interessadas em proporcionar condições saudáveis e viagens inesquecíveis.

Lamentamos que os recentes alardes – sem nenhuma comprovação técnica – afastem os navios de alguns destinos. Cidade muito visitada pelos navios, o Balneário de Armação dos Búzios assiste, atualmente, a um decréscimo na presença de navios, fato que impacta diretamente a geração de emprego e renda turística: somente na temporada 2010/2011, os navios movimentaram R$ 57 milhões no município, segundo pesquisa feita pela FGV/Abremar.

Estamos à disposição para auxiliar o INEA e demais autoridades para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários e sanar dúvidas sobre o assunto.

CLIA ABREMAR BRASIL"

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