Diego Verticchio   |   11/09/2014 12:46

Clia Abremar quer reverter perda de empregos a bordo

O objetivo principal do evento foi explicar melhor sobre a atividade e criar as condições para que indústria volte a crescer no Brasil, revertendo a perda de 5 mil empregos na indústria - da temporada 2010/2011 para a temporada 2013/2014

A Associaçao Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar) realizou ontem o primeiro Encontro Setorial de Cruzeiros Marítimos sobre trabalho a bordo. O objetivo principal do evento foi explicar melhor sobre a atividade e criar as condições para que indústria volte a crescer no Brasil, revertendo a perda de 5 mil empregos na indústria - da temporada 2010/2011 para a temporada 2013/2014.

“Esse objetivo vai ser alcançado com normativas claras, que permitam aos armadores continuar oferecendo excelentes condições de emprego, corrigindo os erros onde existirem, mas dando certeza às relações entre empregador e empregado”, afirma o presidente da Clia Abremar, Roberto Fusaro.

O encontro contou com a presença de 50 convidados, entre eles o Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, que representou o Ministro do Turismo, Vinícius Lages; Cristiano Borges, Coordenador do Grupo Técnico Náutico do Ministério do Turismo; Ana Kátia Martins, que representou o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal; Deputado Renato Mulling; Marjolaine Canto, representante da CNC junto ao Conselho Nacional de Imigração; e a Dra. Junia Bonfante, Procuradora Regional do Trabalho da Primeira Região.

Evento
O encontro teve apresentação de Paulo Sérgio de Almeida, do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), que relatou a evolução das normativas do Conselho e os fundamentos pelos quais o CNIg elaborou a RN 71, que exige uma cota de 25% de brasileiros a bordo e reconhece a normativa internacional quando os contratos forem de longo prazo. Paulo Sérgio acrescentou, ainda, que o setor de Cruzeiros Marítimos gerou possibilidades de emprego que não existiam antes.

Na parte da tarde, o Dr. Pedro Paulo Teixeira Manus, ex-Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, aprofundou o tema sobre a legislação aplicável aos trabalhadores dos navios de Cruzeiros.

Trabalho a bordo
O setor de cruzeiros marítimos gerou, na temporada 2013/2014, 15.465 postos de trabalho na economia brasileira, o que representou um resultado 25,1% inferior ao apurado em 2010/2011, sendo 2.591 tripulantes dos navios (-53,8%) e 12.874 gerados, de forma direta e indireta (-14,4%), pelos gastos dos turistas nas cidades portuárias de embarque/desembarque e visitadas, além dos gerados na cadeia produtiva de apoio ao setor.

Tópicos relacionados