Felipe Niemeyer   |   23/01/2007 12:16

Operação vai coibir abusos no Corcovado (RJ)

Operacao vai coibir abusos no Corcovado (RJ) Ja esta em funcionamento a operacao para coibir os abusos e a exploracao dos turistas por taxis

Já está em funcionamento a operação para coibir os abusos e a exploração dos turistas por táxis, flanelinhas, guias-mirins e vendedores ambulantes montada na área da estação do Corcovado e nos acessos ao monumento do Cristo Redentor, no Rio. Fiscais da Turisrio, acompanhados de representantes da Polícia Militar, da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat) e da Polícia Civil, estão no local desde as 11h, seguindo orientação do Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, autuando os infratores.

Numa segunda etapa, em caráter permanente, será implantado um sistema de ordenamento rigoroso, controle e fiscalização de todos esses serviços e regularização da situação legal de seus prestadores. O livre acesso ao Corcovado seria, então, permitido exclusivamente por sistemas de transporte terceirizados e controlados pelo poder público. Os veículos particulares teriam acesso apenas até as Paineiras, onde existe uma área de estacionamento, sob controle do Ibama.

Para o estacionamento dos ônibus, um dos problemas que causa maior transtorno tanto aos turistas quanto ao trânsito em Laranjeiras e Cosme Velho, foram citados vários estudos, entre eles a construção de uma garagem subterrânea na Praça São Judas Tadeu, junto à estação do trem, projeto vetado pela Associação de Moradores. Outro é a utilização do terminal da prefeitura, existente junto ao viaduto, com urbanização da área em redor. O projeto será reavaliado.