Felipe Niemeyer   |   05/11/2009 16:02

Lei institui polo turístico em Consevatória (RJ)

O distrito de Conservatória, no município de Valença (RJ), acaba de ganhar seu Pólo Cultural, Histórico e Turístico.

O distrito de Conservatória, no município de Valença (RJ), acaba de ganhar seu Polo Cultural, Histórico e Turístico. A determinação é da Lei 5.564/09, sancionada pelo governador Sérgio Cabral e já publicada no Diário Oficial do Estado. Com a norma vigente, o governo do Estado deverá incentivar a promoção da região com ações independentes ou através de convênios com o município.

Autor da lei, o deputado Nelson Gonçalves (PMDB) destacou o potencial da “Cidade das Serestas” com a criação do polo. “Conservatória tem todo um patrimônio cultural e histórico que vem desde o tempo em que recebeu esse nome em razão de ter se tornado uma reserva indígena. No decorrer do tempo, transformou-se em um local de turismo cultural, em função da música e da ação constante de seus moradores e empreendedores”, frisou Gonçalves.

Entre as ações previstas na lei estão a catalogação e a recuperação do patrimônio cultural existente, no que se refere aos bens imateriais; a recuperação e a conservação do patrimônio material existente; o ordenamento público, a melhoria dos serviços de saneamento básico, a sinalização viária e da iluminação pública da região do polo; a formação e a capacitação da mão-de-obra local, visando a constante melhoria dos serviços local; a melhoria dos serviços de telefonia móvel e fixa; a defesa do meio ambiente, considerando o reflorestamento, a proteção às margens dos mananciais, o controle de qualidade do ar e da água; a elaboração, em conjunto com a comunidade local, de um calendário de eventos, que tenha incentivos do Poder Público; e a divulgação dos eventos locais.

Tópicos relacionados