Da Redação   |   02/01/2013 19:05

Arena Fonte Nova (BA) será entregue em 28 de fevereiro

A entrega da obra da Arena Fonte Nova, em Salvador, será em 28 de fevereiro de 2013. A nova data foi divulgada pelo Consórcio Arena Fonte Nova, responsável pelas obras

DO PORTAL DA COPA

A entrega da obra da Arena Fonte Nova, em Salvador, será em 28 de fevereiro de 2013. A nova data foi divulgada pelo Consórcio Arena Fonte Nova, responsável pelas obras. O prazo inicial era dezembro de 2012. A remarcação ocorreu em virtude da readequação do projeto da Arena de acordo com solicitações estabelecidas pela Fifa, como drenagem à vácuo do campo, gramado plantado diretamente no próprio campo e redução em 40% no tempo de evacuação.

A partir deste mês, a Fifa inicia a fase de operação em regime de comissionamento. De janeiro a março, a arena estará em fase de testes: do sistema de segurança, de combate a incêndio, de instalações elétricas, hidráulicas, de TI e de todos os sistemas eletrônicos. Neste período, os locatários dos espaços internos da arena, como restaurantes, quiosques e lojas, também farão instalações para o início das operações.

As obras na Arena ultrapassaram 85% de execução. A escavação do campo para a preparação do plantio do gramado e a instalação dos 50 mil assentos já foram iniciadas. Neste momento, 4.050 colaboradores, entre operários, engenheiros, técnicos e terceirizados, revezam-se em três turmas que trabalham 22 horas por dia.

A Arena Fonte Nova receberá três jogos da Copa das Confederações Fifa 2013, incluindo a partida entre Brasil e Itália, no dia 22 de junho, pela fase de grupos da competição. O estádio também será sede de seis partidas da Copa do Mundo 2014.

ASSENTOS
Os tons de verde dos assentos remetem à paleta utilizada na marca da Arena Fonte Nova, que traduzem as águas esverdeadas do Dique do Tororó, único manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Serão três tipos de assentos rebatíveis. Para o público geral, os assentos são sem braço e, para o público da área de hospitalidade, as cadeiras são com braço. Já as que servem aos camarotes possuem assento acolchoado com braço. A conclusão desta etapa está prevista para a segunda quinzena de fevereiro.

GRAMADO
O gramado terá drenagem a vácuo e totaliza uma área de 9 mil metros quadrados. O campo terá 105m x 68m, com uma distância em relação às arquibancadas de 10m nas laterais e 12,30m nas linhas de fundo. O início do plantio do gramado está previsto para este mês.

MEMBRANA
A membrana da cobertura da Arena Fonte Nova também já começou a ser instalada. Uma equipe com 75 pessoas, incluindo montadores alpinistas especializados em construção civil, é responsável pelo trabalho. Flexível, resistente e autolimpante, a membrana é confeccionada com uma matéria-prima chamada PTFE – plástico de alta performance reforçado com fibras de vidro – proveniente dos Estados Unidos. A membrana é fabricada em Tihuana, no México.

Tópicos relacionados